Voltar a todos os posts

Notáveis cinquentões

19 de Agosto de 2021, por Renato Ruas Pinto

O mundo estava em efervescência nos anos entre 1967 e 1974. Colônias e países subjugados se levantavam contra seus senhores, a guerra do Vietnã estava à toda e mudanças de costumes sacudiam a juventude. Em outras palavras, o mundo incendiou-se literal e figurativamente. As artes sempre andam sintonizadas com seu tempo e costumam ser uma válvula de escape para as pressões acumuladas. Assim, foi natural que a produção de música popular andasse igualmente inflamada, refletindo toda a agitação em curso. O resultado foi uma quantidade de discos incríveis produzidos e que ainda hoje influenciam e são objetos de discussões e estudos.

O tempo passa, mas as obras ficaram registradas nos fonogramas e em mídias que evoluíram. Nos últimos anos, temos visto uma série de grandes álbuns completando cinquenta anos e rendendo desde matérias a relançamentos ou edições luxuosas para celebrar sua importância. O ano de 1971 também registrou grandes lançamentos e vale a pena lembrar e ouvir alguns desses notáveis cinquentões.

Construção – Chico Buarque: o álbum marca o retorno de Chico Buarque do exílio e é um disco de canções de alto teor crítico, reflexo de um dos períodos mais terríveis da ditadura militar, que estava sob o comando do general Médici. Com grandes músicas, como “Construção”, “Cotidiano” e “Valsinha”, é um disco que seguramente entra na lista dos álbuns mais marcantes de um dos maiores compositores da nossa música popular.

Imagine – John Lennon: se o disco tivesse só a faixa título, já seria elogiado. Mas conta com outras ótimas músicas que mostram um lado intimista de John Lennon em canções quase confessionais. Para os fãs dos Beatles e de Lennon, o aniversário rendeu uma edição comemorativa de luxo com músicas extras e gravações alternativas. A caixa é um bocado cara, mas os extras podem ser ouvidos nas plataformas de streaming.

Blue – Joni Mitchell: Joni Mitchell combina uma voz incrível com um talento único como compositora. Autora de melodias belíssimas e letras com conteúdo, ela teve suas músicas gravadas por outros artistas da cena folk antes mesmo de lançar seus álbuns. O disco é totalmente autoral e, seguindo a tradição folk, é predominantemente acústico e com bases elegantes. A voz incrível de Joni é um bálsamo para a alma.

Tim Maia – Tim Maia: após o grande sucesso da sua estreia no ano anterior, Tim conseguiu engatar uma boa sequência em um trabalho mais autoral do que o primeiro. O disco reúne algumas músicas que se tornaram sucessos do artista, como: “Não quero dinheiro” e “Você”. Tim Maia seguiu com sua fusão de ritmos brasileiros ao soul norte-americano e consolidou a reputação de revelação.

Led Zeppelin IV – Led Zeppelin: o grupo de rock inglês já havia se firmado como uma das grandes bandas de rock dos anos 70, quando lançou o seu quarto disco. O amadurecimento da banda pode ser visto em um disco que mostra sua evolução, mas sem perder a pegada e suas bases pesadas. Recheado de grandes músicas, como “Stairway to heaven”, “Black dog” e “Going to California”, foi sucesso imediato de público e crítica.

Pearl – Janis Joplin: a intensa vida de Janis foi interrompida precocemente aos 27 anos e apenas a poucos meses do lançamento deste álbum. Após alguns anos como parte da fraca “Big Brother and the Holding Company”, Janis finalmente conseguiu um contrato para se lançar como estrela principal e recebeu da gravadora Columbia uma produção que merecia. “Pearl” foi seu segundo disco solo e Janis mostra toda a potência que lhe rendeu fama nos anos anteriores.

“Gilberto Gil” – Gilberto Gil e “Caetano Veloso” – Caetano Veloso: registrei os dois discos juntos por conta de seus paralelos. Os álbuns foram gravados no exílio na Inglaterra e contêm várias semelhanças. Nos dois, o tom é melancólico por conta das dores do exílio e a produção é bem simples. Enfim, os discos ilustram bem o espírito pesado daquele tempo por conta dos coturnos que esmagavam um país inteiro.

A lista não para aqui, já que o ano de 1971 registrou outros grandes álbuns. Porém, fica aí a dica de audições preciosas de obras que resistiram ao teste do tempo, mas ainda assim servem como instantâneos de tempos agitados.

Deixe um comentário

Faça o login e deixe seu comentário