Resende Costa vai ser o palco do 1º Festival Gastronômico “Tô na Trilha dos Inconfidentes”, no período de 18 a 20 de outubro. O festival será realizado pela Giro Eventos e pelo Circuito Turístico Trilha dos Inconfidentes, com o patrocínio da Cemig e o apoio da Amstel.
Segundo os organizadores, o objetivo do evento é promover o turismo regional, a cadeia hoteleira e o comércio em geral, bem como valorizar a cultura gastronômica mineira no âmbito das cidades que integram o Circuito Trilha dos Inconfidentes. Além disso, é uma oportunidade de confraternização e de celebração dos valores culturais de Minas Gerais e do espírito festivo dos mineiros junto aos turistas presentes. “A gastronomia tornou Minas um território reconhecido internacionalmente pela qualidade e variedade de pratos, saberes e sabores”, destaca a organização do evento.
“O Festival levará às cidades participantes uma oportunidade de faturamento à rede hoteleira, além do envolvimento direto do comércio, movimentando, também, os bares e os restaurantes ligados e/ou não ao festival gastronômico que acontecerá durante o evento.” É “uma oportunidade para redescobrir os sabores locais e divulgar o que há de melhor na gastronomia e no turismo de cada região, oportunizando às grandes empresas nacionais a promoção e divulgação de suas marcas”.
Além do festival gastronômico, o evento terá apresentações musicais de artistas locais, a venda de produtos artesanais, palestras temáticas envolvendo os donos de bares e restaurantes da cidade, divulgação do circuito turístico regional e “espaços cenográficos instagramáveis para melhor interação do público com cada marca patrocinadora presente”.
Além de Resende Costa, faz parte do Circuito Trilha dos Inconfidentes o total de 26 municípios: Alfredo Vasconcelos, Antônio Carlos, Barbacena, Barroso, Carandaí, Carrancas, Conceição da Barra de Minas, Coronel Xavier Chaves, Desterro do Melo, Dores de Campos, Entre Rios de Minas, Ibituruna, Itutinga, Lagoa Dourada, Madre de Deus de Minas, Nazareno, Piedade do Rio Grande, Prados, Ritápolis, Santa Bárbara do Tugúrio, Santa Cruz de Minas, São João del-Rei, São Tiago, São Vicente de Minas e Tiradentes.