A arte de Deizinho, falecido há cinco anos

Texto atualizado em 13 de fevereiro de 2023.


Cultura

José Venâncio de Resende0

O casarão de José de Resende Costa, pai (fornecido por Berenice, SP).

Já subiu pra 10 o número de quadros pintados por Deizinho e localizados em Resende Costa depois da sua morte há cinco anos. Os dois mais recentes foram descobertos na casa de Tomás Aquilo Resende. Um deles é a reprodução da casa do sogro de Tomás no distrito de Jacarandira. O outro quadro retrata as ruínas da fazenda do inconfidente José de Resende Costa no povoado dos Campos Gerais.

Texto de 15 de dezembro de 2022: 

No dia 15 de outubro, completaram-se cinco anos da morte de Deizinho. O melhor exemplo de que sua memória está viva é a sua arte espalhada por residências e estabelecimentos comerciais em Resende Costa, Belo Horizonte, São Paulo e sabe-se lá onde mais. Os dotes artísticos de Daniel Fernandes dos Reis Resende, filho de Orestes Resende, o Orestes seleiro, e de Luiza Resende, manifestaram-se já na idade adulta. 

Algumas décadas atrás, Deizinho apareceu em casa em São Paulo com um tapetinho artesanal trazendo o logo do Palmeiras. Acredito que ele tenha sido o primeiro a imprimir a marca dos clubes de futebol no tapetinho típico de Resende Costa. Pena que não tenha dado sequência ao projeto.

Ainda em São Paulo, minha irmã Berenice Resende preserva dois quadros, um representando um piquenique e o outro o casarão de José de Resende Costa na praça da matriz em nossa cidade, que foram presenteados por Deizinho.

De capital para capital, no apartamento de Olga Maria Resende Coelho, a Guinha, em Belo Horizonte, existe uma tela da fachada da casa da família do Adenor Coelho. O quadro foi um presente de Regina Coelho para a irmã. “Encomendei esse trabalho ao Deizinho.”

Em Resende Costa, a Sorveteria Zero Grau mantém um quadro da Rua Gonçalves Pinto, que foi presente de Deizinho a Edney Silva. Duas telas de paisagens encontram-se no sítio de Janete do Carmo Chaves, no Povoado de Ramos, divisa de Resende Costa com Ritapolis.

É possível que existam obras de Deizinho perdidas por aí, como o quadro que se encontra no sítio de José Antônio de Resende, o Zainha do restaurante Xegamais. Quem souber de outras obras de arte de Deizinho, pode manifestar-se que incluo nesta publicação. 

Novos quadros

Mais uma pintura de Deizinho aparece em Resende Costa. Ângela Maria Resende informa que seu irmão Matias terá comprado o quadro para sua mãe Filomena de Lourdes Resende. E Ângela ainda faz uma revelação: “o Deizinho foi a primeira pessoa que chamou minha atenção para a minha capacidade aeróbica quando eu era adolescente. Hoje eu corro. Vou correr a volta da Pampulha e a São Silvestre”.

Recentemente, foi encontrado o quadro de Deizinho, denominado Arraial, na oficina Armazém Mineiro do artista Aloisio Vagner Vieira, o Zinho do Tenta.  

LINK RELACIONADO:

Artista e apaixonado por futebol, Deizinho falece aos 63 anos em Resende Costa 

 

     
    

Deixe um comentário

Faça o login e deixe seu comentário