Cachaça produzida em Coronel Xavier Chaves está entre as cinco melhores do país

Alambiqueiro fala sobre a produção


Cidades

Vanuza Resende0

Sr. Rubens, Nando e seu filho mais velho, o Francisco José, atual geração produtora da Cachaça Século XVIII

É no alambique em atividade mais antigo do Brasil que uma das cinco melhores cachaças do país é produzida. A cachaça Século XVIII Rótulo Azul, produzida no Engenho Boa Vista, em Coronel Xavier Chaves,é umas das receitas do mestre alambiqueiro Nando Chaves e foi premiada como a quinta melhor cachaça do país pela respeitada Cúpula da Cachaça, em seu ranking bienal.

A cachaça Século XVIII segue a tradição da região do Campo das Vertentes de ser a cachaça branca. A produção, que começou em 1755, permanece até hoje na mesma família, a do Mártir da Inconfidência Mineira, o Tiradentes.  O alambiqueiro Nando Chaves fala sobre sua produção. “Em média, nós produzimos 30 mil litros de cachaça por safra, ou seja, a safra dura seis meses com uma média de 5 mil litros por mês, durante o período de safra. A cachaça é vendida aqui na região e no país inteiro em lojas especializadas”. Nando comemora a permanência da cachaça entre as melhores do país. “Muito gratificante ver o nosso trabalho reconhecido, estamos sempre entre as melhores cachaças. Em 2020, também ficamos em quinto. Em 2018, fomos o quarto. E esse é o nosso objetivo: trabalhar com qualidade”, declara.

O alambique, sendo cuidado pela oitava e nona gerações da família de Tiradentes, tem como missão manter a tradição e o objetivo da família. “O nosso grande desafio é manter o nosso estabelecimento produzindo, sempre dentro das exigências do Ministério da Agricultura e reconhecido pelo mercado e pelas mídias”, diz Nando.

O V Ranking Cúpula da Cachaça foi realizado entre outubro de 2021 e março de 2022. Na primeira fase, a votação popular, teve mais de 48 mil votos validados, recorde em todas as edições. Na segunda fase, 28 especialistas tiveram dois meses para destilar a lista com as 250 cachaças mais citadas pelo público e definir as finalistas. Na fase final, degustaram às cegas as 50 cachaças e deram notas em quesitos referentes ao visual, ao olfato, ao sabor e ao conjunto de cada cachaça.

Deixe um comentário

Faça o login e deixe seu comentário