Conhecimento e troca de experiências marcaram visita técnica sobre turismo rural a Itabirito

“Saímos com uma vontade imensa de fazer acontecer e acreditando em um futuro muito próspero” - Josiane, produtora de biscoitos no povoado dos Pintos e incentivadora do turismo rural em Resende Costa.


Notícia

André Eustáquio0

Participantes da visita técnica de turismo ao município de Itabirito (foto divulgação)

O sonho de concretizar em Resende Costa o turismo rural motivou a EMATER MG, com o apoio da Secretaria Municipal de Turismo, Artesanato e Desenvolvimento Econômico e do Sicoob Credivertentes, a realizar uma visita técnica no município de Itabirito (MG) no último dia 7 de novembro. O objetivo da visita foi levar representantes do poder público, associações, empreendedores locais e instituições parceiras a conheceram a experiência que vem dando certo há décadas em Itabirito.

Edmar de Assis, secretário municipal de Turismo, Artesanato e Desenvolvimento Econômico, falou sobre a experiência vivida pelo grupo em Itabirito e o que viram na cidade que investe no turismo rural. “Foi uma experiência incrível. Visitamos a Associação dos Artesãos de Itabirito, o Sítio Recanto dos Búfalos, as cachoeiras Carranca e Cascalho, o restaurante Catana da Serra e o Sítio Mata. Em todos os empreendimentos que visitamos, ouvimos relatos dos proprietários, que contaram suas histórias, explicando como começaram e como evoluíram com o tempo”.

A EMATER vem trabalhando há bastante tempo, por meio do seu escritório local, no propósito de estruturar o turismo rural em Resende Costa. A extensionista de Bem-Estar Social da EMATER no município, Marina Moreira Rocha, falou sobre o objetivo da viagem a Itabirito. “A fim de estimular o turismo rural no município, a EMATER, em parceria com a Secretaria Municipal de Turismo, Artesanato e Desenvolvimento Econômico e o Sicoob Credivertentes, promoveu uma excursão técnica à rota turística em Itabirito/MG para que moradores e produtores da zona rural de Resende Costa conhecessem e entendessem o que é o turismo rural e todos os aspectos relacionados à gestão de empreendimentos rurais nessa área. Foi possível ainda demonstrar a integração do tema turismo rural com as áreas da agroindústria, do artesanato, agroecologia, entre outras, visando destacar a importância da oferta de produtos de qualidade à cadeia produtiva do turismo, da gastronomia e do turismo sustentável”.

Marina destacou também o trabalho desenvolvido pela EMATER de estimular e incentivar o desenvolvimento rural. E o turismo rural é uma alternativa que, se bem estruturada, pode gerar bons frutos. “A EMATER MG tem como uma de suas diretrizes o desenvolvimento da atividade turística rural sob a perspectiva da sustentabilidade econômica, social e ambiental, de forma a promover e valorizar as produções agropecuária e não agropecuária, a cultura local e a integração rural-urbano”.

O dever de casa após a excursão a Itabirito será trabalhar com os empreendedores resende-costenses o potencial dos atrativos rurais presentes no município e a gestão do projeto. “A partir da excursão, será trabalhada com os produtores rurais toda a cadeia envolvendo a gestão do empreendimento rural voltada para a recepção de turistas e experiência no trato com os potenciais locais a serem explorados”, explicou Marina Rocha.

 

Trocas de experiências

Representando o Sicoob Credivertentes, Luís Cláudio dos Reis participou da visita técnica a Itabirito e voltou otimista em relação ao projeto empreendedor de implantar de forma estruturada e sustentável o turismo rural em Resende Costa. Cláudio é um dos maiores entusiastas do projeto. Há bastante tempo ele vem defendendo a ideia, confiando principalmente no potencial que o município apresenta em toda a sua vasta extensão territorial. Ele falou ao JL sobre a visita a Itabirito: “A visita a Itabirito foi uma ação muito importante e altamente produtiva. A interação com os produtores locais já inseridos no Turismo Rural apresentou uma troca riquíssima de conhecimento, experiências e vivência empreendedora no meio rural”.

Cláudio destacou a importância do associativismo e do cooperativismo para o sucesso deste empreendimento. “Os modelos visitados por nós demonstraram que a cooperação, o associativismo e as parcerias são ferramentas indispensáveis para o sucesso de qualquer projeto. Os desafios existem e não são poucos, mas com criatividade, planejamento e engajamento dos interessados, o sonho se torna realidade. A dedicação da equipe de Resende Costa e a receptividade do pessoal de Itabirito nos proporcionaram um dia de muito aprendizado e troca de conhecimentos, tornando a visita técnica extremamente proveitosa.”

Josiane, que trabalha na produção de biscoitos no povoado dos Pintos, zona rural de Resende Costa, participou da visita e relatou a experiência vivida. Ela acredita no potencial do turismo rural no município e voltou entusiasmada da viagem técnica. “Vemos essa experiência como um divisor de águas para nossas dúvidas. Através dessa visita, tivemos a certeza de que temos potencial para implantar em nossa região o turismo rural. Além de muito aprendizado, passamos um dia divertido e diferente. Saímos com uma vontade imensa de fazer acontecer e acreditando em um futuro muito próspero. Nossos agradecimentos aos promotores desse evento.”

O secretário Edmar de Assis também avaliou a visita como positiva e traz uma mensagem otimista acerca da efetivação do turismo rural em Resende Costa. “Temos a certeza de que o propósito da viagem foi atendido, com os munícipes voltando repletos de ideias e desejosos de que o projeto dê certo efetivamente. Sabemos que demos um passo enorme na criação do turismo rural em Resende Costa, uma ideia que vem crescendo e tomando corpo”. Ele destaca o envolvimento e o desejo do prefeito em exercício Lucas Paulo de investir no turismo como fonte de renda e desenvolvimento para o município. “É um desejo do prefeito em exercício Lucas Paulo de tornar nossa cidade cada vez mais atrativa para os turistas, com mais opções de entretenimento, gastronomia, passeios guiados entre outros”.

Edmar agradece aos parceiros que tornaram possível a realização da visita técnica a Itabirito. “Quero agradecer ao Fagner Barbosa, secretário de transporte, que atendeu a nossa solicitação com maestria; à Marina da EMATER, que é uma parceira incondicional desde o começo, quando pensamos no projeto; a toda a equipe da EMATER, que nos acolheu e nos acompanhou durante toda a visita a Itabirito. E, claro, ao Sicoob Credivertentes, pelo apoio de sempre, fundamental para que a viagem acontecesse”, conclui.

Deixe um comentário

Faça o login e deixe seu comentário