Educação financeira: educadores são capacitados em Cel. Xavier Chaves


Educação

José Venâncio de Resende0

E. M. Sebastião Patrício Pinto (foto extraída do facebook).

Direção, equipe pedagógica e educadores da rede municipal de Coronel Xavier Chaves estão sendo capacitados para o Programa de Educação Financeira a ser implantado este ano na E. M. “Sebastião Patrício Pinto”. O curso, em horário extraturno com carga horária de 12h, é fruto de parceria entre a Secretaria Municipal de Educação e o SEBRAE (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas).

Coronel Xavier Chaves é uma cidade mineira, localizada na microrregião do Campo das Vertentes com sede em São João del-Rei. Apesar da população municipal estimada em apenas 3,4 mil habitantes, é um exemplo a ser seguido por outras cidades de Minas e do país. 

O objetivo do curso é preparar os profissionais da educação para abordarem a educação financeira de forma didática e estruturada, para que os estudantes possam, no futuro, alcançar o equilíbrio na vida pessoal e profissional. Espera-se, assim, que haja consequências positivas como felicidade, desenvolvimento e crescimento social. 

Os idealizadores do curso partem do princípio de que a educação financeira é um processo que estimula o desenvolvimento de conhecimentos e habilidades e que transforma pessoas em cidadãos críticos. Dessa forma, espera-se que entendam os serviços financeiros disponíveis e se preparem para gerenciar suas vidas e as finanças pessoais, para evitar a exposição aos apelos comerciais que levam ao consumo descontrolado e consequentemente ao endividamento pessoal. 

Fonte: Prefeitura de Coronel Xavier Chaves

Deixe um comentário

Faça o login e deixe seu comentário