Encontro discutiu planejamento turístico de municípios da região das Vertentes


Cidades

Emanuelle Ribeiro0

Encontro sobre Turismo em Tiradentes reuniu prefeitos da região das Vertentes

Foi realizado em Tiradentes, no último dia 15 de março, o “Encontro de gestores e secretários de Turismo e Cultura do Circuito Turístico Trilha dos Inconfidentes”. Com o intuito de definir metas e apresentar o planejamento anual, o prefeito de Resende Costa e também presidente da Associação do Circuito Turístico Trilha dos Inconfidentes, Aurélio Suenes de Resende, convidou os 21 representantes dos municípios associados para uma reunião técnica de alinhamento. “É fundamental essa troca de experiências e definição conjunta de proposta para acelerar o turismo nas Vertentes, região que tem muito potencial”, destacou Aurélio.

Estiveram presentes o secretário de Estado de Turismo de Minas Gerais, Ricardo Faria; o prefeito de Nazareno, José Heitor; o prefeito de Coronel Xavier Chaves, Fúvio Pinto; o prefeito de São Tiago, Denilson Reis; o presidente da Abrasel – Vertentes, Cláudio Godoi; o secretário de Cultura e a diretora do Senac de São João del-Rei, Marcos Fróes e Francislene Chagas; o diretor da Pousada de Barbacena, Carlos Eduardo; o diretor de promoção do IEPHA, Fernando Pimenta e o prefeito de Madre de Deus de Minas, Tazinho.

“Esse evento foi muito importante, foi uma troca de ideias muito interessante. Falamos sobre o ICMS Turístico e o ICMS do Patrimônio Cultural, sobre o qual o Circuito passará agora a orientar os municípios. Tivemos a satisfação de receber o secretário estadual de Turismo. Nós queremos despertar nos gestores, cada vez mais, a criatividade para desenvolver o turismo na região”, explicou o prefeito Aurélio.

Projetando o Estado enquanto destino turístico e visando ao desenvolvimento do setor, o secretário de Estado de Turismo de Minas Gerais, Ricardo Faria, ressaltou a necessidade do diálogo entre as cidades: “Nossa programação para 2017 está voltada para os circuitos turísticos. O objetivo da Setur é contribuir para que o fluxo de turistas cresça de forma considerável impulsionando a economia de toda a região”.

No evento, o secretário ainda apresentou algumas ações do Estado, por meio da Setur, como, por exemplo, informações sobre o Programa de Regionalização, ICMS Turístico, planos de atuação institucional e promocional para os circuitos, além de projetos de gestão e incentivo ao turismo de Minas Gerais. “Ressaltamos aqui a importância dos municípios participarem dos circuitos turísticos. Por meio das associações, as cidades recebem apoio da Setur tanto por meio de programas específicos quanto por meio da promoção turística. Assim, há o fortalecimento da imagem desses destinos”, afirmou Ricardo Faria. 

Deixe um comentário

Faça o login e deixe seu comentário