Enfermagem é um dos cursos mais procurados pelos brasileiros


Emanuelle Ribeiro


fotoViviane Mendonça é técnica de enfermagem do Samu

Um profissional indispensável para o sistema de Saúde, que se dedica a promover, manter e restabelecer a saúde das pessoas, trabalhando em parceria com outros profissionais. Se é isso o que você procura, o curso de enfermagem é a pedida certa! A profissão está entre as mais escolhidas por estudantes que ingressam na faculdade. Viviane Aparecida de Mendonça cursou enfermagem no Iptan (Instituto Presidente Trancredo de Almeida Neves) e é pós-graduada de enfermagem em UTI. Atualmente, está cursando física na UFSJ (Universidade Federal de São João del-Rei). No período de 2009 a 2012, Vivi trabalhou como técnica de enfermagem no Hospital Nossa Senhora do Rosário. No momento, ela exerce a mesma função no Samu, em Resende Costa.

O que a levou a escolher Enfermagem como profissão? Sempre gostei da área de saúde, desde pequena. Quando morava em Belo Horizonte me interessei em fazer um curso técnico, então escolhi o de enfermagem. Depois que conheci melhor a área me apaixonei por ela. No começo fiquei um pouco assustada, porque é uma profissão que demanda muita dedicação, mas quando comecei a vivenciar a profissão fiquei encantada. Não me imagino fazendo outra coisa.

Fale sobre o curso e a formação de um enfermeiro. A formação do enfermeiro é generalista e permite ao profissional atuar nas áreas de ensino, pesquisa e em diferentes níveis de atenção à saúde: no âmbito da promoção, prevenção e recuperação da saúde, incluindo hospitais, clínicas, ambulatórios, indústrias, atenção domiciliar e demais serviços assistenciais públicos e privados. A minha formação durou cinco anos. As aulas são no período noturno, porém os estágios são no turno diurno.

Quais foram os principais desafios que você encontrou durante o curso? Quando iniciei a graduação, já trabalhava como técnica de enfermagem. Isso me proporcionou vivenciar muitas matérias que para muitos alunos era somente teoria. Mas, sem dúvidas, o maior desafio de todos é trabalhar o dia todo e estudar à noite - é muito cansativo, demanda muita dedicação. A vivência do estágio também foi um desafio, porque muitas vezes quando estamos na graduação temos aquela ideia de querer mudar o mundo e, na prática, observamos que nem sempre é assim, que a burocracia é muito grande.

Como é a profissão? O que faz um enfermeiro? Em quais setores ele pode atuar? O enfermeiro é o profissional que coordena e supervisiona as atividades dos técnicos e auxiliares. Ele está apto a atender pacientes em estado grave ou com alto grau de complexidade; pode trabalhar tanto com assistência a pacientes quanto assumir cargos administrativos. Com a crescente evolução nos tipos de tratamento aos pacientes, há necessidade da constante atualização dos profissionais. Ele pode atuar como integrante da equipe médica de um hospital, da área de saúde de empresas, acompanhar pacientes em fase de tratamento domiciliar (homecare) e trabalhar em laboratórios junto a farmacêuticos. Também, pode trabalhar junto ao governo em programas de saúde e equipes que fazem a vigilância sanitária de empresas, escolas e outros estabelecimentos comerciais. O profissional de enfermagem pode especializar-se na área acadêmica, ministrando aulas nos cursos de enfermagem e produzir artigos que contribuam de alguma forma para a evolução do tratamento médico.

Descreva como foi o início do seu trabalho como enfermeira (desafios, cobranças, primeiro emprego...). Os desafios na área de enfermagem são diários, visto que trabalhamos com pessoas e o ser humano é único. Cada pessoa reage de um jeito a determinado agravo e precisamos estar atentos o tempo todo, deixar nossas aflições para observar o próximo, que estará ali precisando de cuidado e atenção. Atualmente, ainda trabalho como técnica de enfermagem no Samu, trabalho que amo e me dedico muito. É um serviço que assumo o plantão sem saber como será meu dia, que agravos poderei encontrar. Isso me faz querer buscar conhecimento constante para que possa estar sempre preparada para a necessidade do meu paciente. Para isso, continuo investindo na minha formação acadêmica. É uma área de muito estudo, porque lidamos com vidas, algo muito precioso.

Atualmente, o mercado de trabalho é favorável ao enfermeiro? A região Sudeste é a que concentra o maior número de empregadores de enfermeiros no país. Porém, é também a região com o maior número de profissionais desta área e é um mercado bastante saturado. Por outro lado, nas outras regiões do Brasil existe carência de profissionais especializados em enfermagem.

O que você diria a alguém que pretende cursar Enfermagem? Enfermagem é uma profissão em que não poderemos mudar o mundo, mas poderemos fazer a diferença na vida de muitas pessoas. Primeiramente, é preciso gostar de cuidar do próximo. Os enfermeiros são profissionais muito importantes no tratamento de enfermidades, pois são eles que acompanham diariamente o tratamento do paciente. Além disso, o enfermeiro precisa saber que seu trabalho não é apenas técnico, mas, sobretudo, humano. Esse profissional deve ter sempre uma palavra de conforto ou, simplesmente, estar disposto a ouvir o paciente.

Quais são os maiores desafios e responsabilidades do enfermeiro? Cuidar de pessoas é a base do trabalho de um enfermeiro. Na maior parte dos casos este profissional lida com pacientes bastante fragilizados que, além de cuidados médicos, precisam de apoio emocional. Neste aspecto, um bom enfermeiro precisa ser humanista, saber ouvir as pessoas e entender o que elas necessitam e servi-las. Ter controle das próprias emoções e caráter prático ajudará este profissional em situações de emergência, resgate ou salvamentos.

A Enfermagem é um dos cursos mais procurados pelos jovens que iniciarão a faculdade. Por que isso acontece, em sua opinião? O profissional de enfermagem também pode contribuir com conhecimento cientifico e habilidades especializadas, garantindo maiores cuidados aos pacientes e controlando práticas de qualidade na área da saúde. Essa é uma área muito importante para a população em geral, fazendo com que a procura por conhecimento seja grande.

Deixe um comentário

Faça o login e deixe seu comentário