Engenharia Civil está entre os cursos mais procurados do Brasil

O JL conversou com o engenheiro civil Leandro Kloser sobre a sua escolha profissional e a carreira que exerce


André Eustáquio e Emanuelle Ribeiro


fotoLeandro Kloser é engenheiro civil na Prefeitura Municipal de Resende Costa

Na primeira reportagem da série “Escolha sua Profissão”, o Jornal das Lajes divulgou que, de acordo com uma reportagem publicada no site da revista Veja em fevereiro deste ano, o curso de Engenharia Civil é o quinto mais escolhido pelos estudantes. Além disso, segundo levantamento do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), o engenheiro civil é o quinto profissional mais bem pago no mercado brasileiro. Para conhecer um pouco mais sobre a Engenharia Civil, nós conversamos com um profissional da área que atua em Resende Costa.

Leandro Kloser, 33 anos, é natural de São Paulo, mas vive em Resende Costa. Ele formou-se engenheiro civil na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e exerce a profissão na Prefeitura Municipal de Resende Costa.

O que o levou a escolher Engenharia Civil como profissão? A grande empatia que sempre tive pelas matérias de exatas. Matemática e física foram minhas grandes paixões. Na busca por uma profissão relacionada a essas matérias, levei em consideração a facilidade para desenhar, que foi o fator importante para essa decisão.

Fale sobre o curso e a formação de um engenheiro civil. Engenharia civil costuma ser um dos cursos mais concorridos para o acesso à faculdade. Mas o difícil, de fato, não é a prova pra ingressar em uma faculdade e sim o curso em si. Foram cinco anos de um curso integral - manhã e tarde -, em que as matérias são bem difíceis. Percebe-se a dificuldade pela quantidade de alunos que formam no tempo exato quando se trata da engenharia. Geralmente, os estudantes demoram um pouco mais do que o previsto para concluir o curso.

Quais foram os principais desafios que você encontrou durante o curso? O primeiro deles foi a maturidade para entender que o professor, na faculdade, normalmente não sabe o nome de cada aluno. São tantos, que a atenção individual a cada um deles não é como era no ensino médio. Por isso, cada universitário tem que aprender a se virar sozinho. Outra dificuldade encontrada foi os professores de outros países, que não dominam o português e aprender física, por exemplo, não foi nada fácil.

Como é a profissão? O que faz um engenheiro civil? Um profissional que ama a sua profissão é suspeito para falar, né? É maravilhosa! Um engenheiro civil tem um amplo campo de atuação: vai desde a área de projetos (arquitetônico, estrutural, hidráulico e elétrico - alguns com restrições) à execução de obras civis, elaboração de orçamentos e fiscalização de obras (quando devido).

Como foi o início do seu trabalho como engenheiro? Logo que me formei, passei no concurso da Prefeitura Municipal de Resende Costa, como engenheiro. Na faculdade tinha visto apenas a teoria, a prática é bem diferente e, por isso, tive muita dificuldade. Recorri a professores, a amigos que são engenheiros e já eram formados e até a amigos que estudaram comigo. Não foi fácil, cometi erros, mas nada que não pudessem ser corrigidos. A responsabilidade é gigantesca, afinal, o engenheiro civil projeta estruturas em que a estabilidade é fundamental para a garantia da segurança das pessoas. Por isso, não pode haver erros, os cálculos devem ser exatos.

Atualmente, o mercado de trabalho tem sido favorável ao engenheiro? Atualmente, o mercado é bem favorável ao engenheiro civil. Sou cadastrado em sites on-line de emprego, até para me manter por dentro das vagas oferecidas, e sempre recebo propostas de entrevistas via e-mail.

A Engenharia Civil é um dos cursos mais procurados pelos jovens que iniciarão a faculdade. Por quê? Porque é um dos cursos mais populares da área de exatas e que tem uma grande oferta de emprego. Querendo ou não, esse fator é decisivo na hora da escolha.

O que você diria ao jovem que pretende cursar Engenharia Civil? Para ter paciência com o início do curso. Não desista até chegar ao terceiro ano, quando ele verá do que se trata a engenharia.

Quais são os maiores desafios e responsabilidades de um engenheiro civil? O maior desafio é se manter atualizado com o mercado, por se tratar de uma área tecnológica, e ter comprometimento em projetar conforme normas e executar obras civis de acordo com as leis. Não podemos nos esquecer da ética profissional, que é de responsabilidade de qualquer profissional. Em especial, na engenharia, em que a precisão nos cálculos é fundamental para que não haja erro.

Comentários

  • Author

    Muito legal essa série de reportagens.
    Com certeza é uma época muito complicada na vida de qualquer estudante e todo acesso a boa informação faz completa diferença na tomada de decisão.
    Gostaria eu, ter tido a oportunidade no ensino médio de maior contato com profissionais atuantes nos cursos que pretendia pleitear.


  • Author

    É muito interessante ouvir um profissional da área falar sobre a profissão quando estamos escolhendo um curso superior.
    O jornal das lages está sendo muito feliz nessas reportagens.


Deixe um comentário

Faça o login e deixe seu comentário