IC-RC entrega prêmios das Olímpiadas Escolares 2018 e homenageia professoras

O “Prêmio Mestre Antônio de Lara Resende”, criado pelo IC-RC, homenageou as professoras Maria Beatriz da Silva Santos, a Bia, e Ana Paula de Mendonça Resende


Educação

José Venâncio de Resende0

As professoras Bia e Ana Paula foram homenageadas pelo IC-RC

As primeiras Olimpíadas Regionais, organizadas e aplicadas pelo Instituto Científico de Resende Costa (IC-RC), foram um dos destaques da solenidade de premiação das Olimpíadas Escolares 2018, ocorrida no dia 17 de dezembro no auditório da Escola Municipal Conjurados. Com a presença de familiares, professores e amigos, foram concedidas 36 medalhas a alunos das cidades de Resende Costa e Coronel Xavier Chaves que se destacaram nas Olimpíadas de Física, Química e Matemática, coordenadas pelo presidente do IC-RC Rodrigo Silva, e na Olimpíada de História, coordenada pelo vice-presidente João Carlos Resende. Para 2019, o plano é ampliar as Olímpiadas Regionais com a inclusão de alunos de outros municípios limítrofes.

Na presença de autoridades municipais dos três poderes, outro destaque foi a entrega do “Prêmio Mestre Antônio de Lara Resende”, recente criação do IC-RC, à professora aposentada da Escola Estadual Assis Resende, Maria Beatriz da Silva Santos, a Bia, na categoria “Professor Emérito”, e à professora Ana Paula Mendonça de Resende, da Escola Municipal Paula Assis, na categoria “Professor em Atividade”.

Também foram entregues oito medalhas a alunos que se destacaram em olimpíadas nacionais e duas medalhas em olimpíadas estaduais, além de 60 certificados e duas menções honrosas.

 

Prêmios

São de Resende Costa as duas únicas alunas de escola pública premiadas na Olimpíada Mineira de Química (OMQ-UFMG), conta Rodrigo. Ele ressalta ainda as duas medalhas de prata e uma de bronze conquistadas na XXI Olimpíada Brasileira de Astronomia (OBA). Os dois alunos que ganharam as medalhas de prata (Bárbara Lana e Carlos Daniel Assis) estão participando do processo seletivo de uma olimpíada internacional.

Além disso, três alunos do IC-RC (Bárbara Lana, Carlos Daniel Assis e Vanessa Aparecida) receberam menção honrosa na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP).  

Na cerimônia de premiação da OMQ-UFMG, na qual Bárbara Lana e Lysia Faro receberam suas medalhas, respectivamente de prata e de bronze, o IC-RC foi homenageado na pessoa de Rodrigo Silva (medalhista de 2010, agora professor), assim como a Escola Estadual Assis Resende, na pessoa da professora Eunice Resende, pelo trabalho desenvolvido em parceria entre as instituições de Resende Costa.

Outra novidade é que os dez alunos de Resende Costa que obtiveram a maior nota na OBA foram homenageados pelo IC-RC. “Foi uma espécie de prêmio de destaque para incentivar os alunos”, diz Rodrigo. Cabe ressaltar que o IC-RC foi cadastrado na OBA, podendo assim concorrer como escola nas próximas competições, acrescenta João Carlos.

 

Certificados 

Por detrás dessas conquistas, estão 590 horas de aulas, frutos do trabalho voluntário do professor Rodrigo Silva (não se incluem aí as horas de aulas do grupo de História). Para isso, a Escola Estadual Assis Resende fornece as salas para as aulas extracurriculares. “Em feriado, a gente estudava na praça mesmo”, lembra Rodrigo.

Por ser registrado como associação de ensino (e na plataforma do CNPq), o IC-RC pode fornecer certificado com título e carga horária reconhecida. “Todos os prêmios que entregamos e as cargas horárias de cursos que lecionamos (e certificamos os alunos) são reconhecidos em nível nacional e vão para o Currículo Lattes desses alunos”, assegura Rodrigo.

“Desde que começamos a oferecer aulas preparatórias para olimpíadas estaduais e nacionais, vimos o número de medalhas aumentar consideravelmente em nosso município”, acrescenta João Carlos. “Para 2019, além da expansão das nossas próprias olimpíadas, iremos criar um grupo de estudos preparatórios para a OBA e um grupo de estudos históricos que possibilite abordagens  mais complexas e avançadas da História e outras humanidades.”

 

Homenageadas

“Presente de Natal. Fechando o ano com chave de ouro!” Assim reagiu a professora aposentada de Matemática, Bia, em seu discurso bem humorado ao ser homenageada com o “Prêmio Mestre Antônio de Lara Resende”, criado em 2018 pelo Instituto. “IC-RC, que trabalho bacana!”, prosseguiu Bia. “Por essas e outras iniciativas é que não podemos perder a esperança por dias melhores.” A professora Bia, por muitos anos, lecionou Matemática para o Ensino Médio na Escola Estadual Assis Resende.

Já a professora de História Ana Paula de Mendonça Resende ficou emocionada com a surpresa. “Estou muito feliz por ser homenageada pelos meus ex-alunos.” Ana Paula é licenciada e mestre em História pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). Atualmente, leciona na Escola Municipal Paula Assis.

O prefeito Aurélio Suenes considerou uma sorte para Resende Costa “ter gente como vocês fazendo esse trabalho”. E assegurou que o IC-RC vai continuar tendo o apoio do poder público. Aliás, a parceria com a Prefeitura permitiu que, em 2018, 192 alunos (392 no total) fossem beneficiados com transporte a preços baixos para as provas do ENEM.

O presidente da Câmara Municipal, Francisco Abel, disse que “o Legislativo está de portas abertas para vocês”, ao parabenizar o IC-RC “por ter colocado este sonho em prática”.

Além do prefeito municipal Aurélio Suenes e do vereador Abel do Nenego, participaram do evento Raquel de Azevedo Resende, representante do Poder Judiciário, e Silvanda Maria de Resende, Secretária Municipal de Educação.

Relação dos alunos premiados nas Olimpíadas Regionais

I Olimpíada Regional de Física do IC-RC:

Ouro: Bárbara Lana de Resende (E.E. Assis Resende)

Prata: Carlos Daniel Francisco de Assis (E.E. Assis Resende); Júnior da Silva das Chagas (E.E. Coronel Xavier Chaves); e Pablo Samuel Rodrigues Soares (E.M. Paula Assis)

Bronze: Vitória Carolina Martins Silva (E.M. Paula Assis)

I Olimpíada Regional de Química do IC-RC:

Ouro: Alex Cássio de Assis (E.E. Assis Resende); Vanessa Aparecida Ribeiro (E.E. Assis Resende)

Prata: Carlos Daniel Francisco de Assis (E.E. Assis Resende); Carlos Arthur de Oliveira (E.M. Paula Assis); e Lisya Mendes de Freitas Faro (E.E. Assis Resende)

Bronze: Bárbara Lana de Resende (E.E. Assis Resende); Polyana Maria Resende Silva (E.M. Paula Assis); Sarah Resende Maia Andrade (E.M. Paula Assis)

I Olimpíada Regional de Matemática do IC-RC:

Ouro: Vanessa Aparecida Ribeiro (E.E. Assis Resende)

Prata: Carlos Daniel Francisco de Assis (E.E. Assis Resende) Bárbara Lana de Resende (E.E. Assis Resende)

Bronze: Carlos Arthur de Oliveira (E.M. Paula Assis) Alex Cássio de Assis (E.E. Assis Resende)

I Olimpíada Regional de História do IC-RC:

Ouro: Mayara Aparecida Resende Chagas (E.E. Assis Resende)

Prata: Pablo Samuel Rodrigues Soares (E.M. Paula Assis); e Pedro Tadeu de Castro Ribeiro (E.E. Coronel Xavier Chaves)

Bronze: Alex Cássio de Assis (E.E. Assis Resende) Bárbara Lana de Resende (E.E. Assis Resende)

Menção Honrosa: Carlos Daniel Francisco de Assis (E.E. Assis Resende); e Vanessa Aparecida Ribeiro (E.E. Assis Resende).

LINK RELACIONADO:

Facebook do IC-RC - https://www.facebook.com/ICRCpage/

Registro do IC-RC na plataforma do CNPq - http://di.cnpq.br/di/cadi/infoInstituicao.do?acao=buscaDadosInst&nroIdInst=757715&fbclid=IwAR0gsVLWSVkzfCDIcFN9Og28lvJNdGpFx_ajHwvJvZYmXdU6B_sKgnYYWkE

 

Deixe um comentário

Faça o login e deixe seu comentário