Aconteceu entre os dias 16 e 20 de outubro a 10ª edição da Semana Acadêmica de Jornalismo da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ). O evento trouxe à tona discussões fundamentais sobre o papel do jornalismo no cenário contemporâneo.
Com o tema “Liberdade, Humanidade e Midiativismo: a construção de um jornalismo contra hegemônico”, a X Semana Acadêmica de Jornalismo (SAJor), promovida pelo Centro Acadêmico de Comunicação Social – Jornalismo da UFSJ (CACoS), reuniu estudantes, profissionais da área e, mais uma vez, contou com a participação do Jornal das Lajes.
O tema escolhido para esta edição buscou explorar as potencialidades e nuances de narrativas jornalísticas que muitas vezes são negligenciadas em meio aos grandes conglomerados de comunicação.
O Jornal das Lajes foi convidado pela organização do evento para participar de uma mesa redonda que debateu o tema “Jornalismo Regional: impasses, perspectivas e construções no Campo das Vertentes”. O debate aconteceu no dia 17 de outubro no auditório do Campus Santo Antônio. O JL foi representado pelo editor chefe André Eustáquio, que esteve ao lado dos jornalistas Luciano Nascimento e Najla Passos.
André falou sobre sua participação no evento, representando o JL. “É sempre um privilégio participar da Semana de Jornalismo da UFSJ, representando o Jornal das Lajes. Em tempos de novas tecnologias e informações instantâneas nas redes sociais, conversamos muito sobre o futuro e os desafios do jornalismo profissional, principalmente acerca de como manter as publicações em meio à crise financeira que atinge os meios de comunicação. Sabemos das dificuldades financeiras pelas quais passa a maioria dos veículos de imprensa, sobretudo devido à queda no número de publicidades. Como alcançar os leitores? Como garantir a credibilidade da imprensa profissional? E os interesses políticos que afetam também a imprensa regional? Tudo isso foi debatido durante o encontro”, destaca o jornalista.
A participação do Jornal das Lajes na X Semana Acadêmica de Jornalismo da UFSJ demonstra o compromisso do periódico resende-costense, que completou 20 anos de existência, com o jornalismo regional. “Considero a Semana de Jornalismo um evento de grande importância para estreitar os laços entre a academia e os veículos de imprensa da região, além de ocasião especial para discutirmos os rumos da imprensa e do jornalismo. Neste ano em que o JL celebra 20 anos de fundação, a nossa participação neste evento conferiu ainda mais credibilidade para o nosso trabalho. É sem dúvidas o reconhecimento do nosso trabalho. Considero um privilégio sermos convidados para um debate rico e produtivo sobre o jornalismo regional”, conclui André.
O Jornal das Lajes agradece à UFSJ pela oportunidade de participar desse evento enriquecedor e reafirma seu compromisso com o jornalismo local e regional.