Município de Prados, na região histórica de Minas, comemora seus 315 anos

Cidade da música e do artesanato, ao pé da Serra de São José, também conhecida como "Presépio de Minas"


Cidades

José Venâncio de Resende0

Prados e seu belíssimo casario (fonte: Prados Online).

O município de Prados, nos Campos das Vertentes de Minas Gerais, comemora neste dia 24 de maio 315 anos de história. Conhecida como a “Cidade da Música” – e também “Presépio de Minas” - Prados é a terra da música e do artesanato, escondida entre as montanhas de Minas ao pé da Serra de São José. É também berço de Inconfidentes.

Além da memória histórica, Prados conserva sua tradição musical que tem origem nas cerimônias religiosas dos séculos XVIII e XIX, de acordo com o Wikipédia. No mês de julho, é realizado ali um festival de música erudita que faz parte do calendário dos eventos mais importantes do Estado. O destaque é a Lira Ceciliana, fundada em 1858, que, constantemente, recebe estudantes de música de todo o Brasil.

Outro forte atrativo é o artesanato que a cidade produz a preços convidativos. Ao longo da avenida que dá acesso ao centro histórico, é possível observar muitos dos coloridos e criativos ateliês que produzem bonitas peças feitas em madeira e cerâmica. O couro também se transforma em artigos para montaria, botas, sandálias, cintos e bolsas.

No Distrito Vitoriano Veloso - mais conhecido como Bichinho - móveis, telas, bordados, fuxicos, crochês, tapetes, esculturas e adornos em geral estão por toda parte. O histórico vilarejo fica a apenas 8 km de Tiradentes, com acesso por uma estrada que liga Prados a Tiradentes e que proporciona um visual encantador dos contornos da Serra de São José.

“Enfim, Prados é arte. Uma produção muito rica para os músicos, artistas plásticos, turistas, decoradores e lojistas que visitam o Circuito mesclam o antigo e o moderno”, resume o Wikipédia.

Histórico

A origem de Prados remonta à descoberta de ouro no vale do Rio das Mortes, a exemplo de São João del-Rei e Tiradentes. O município integra a rota dos turistas que transitam pelo circuito Trilha dos Inconfidentes.

O centro histórico dessa cidade setecentista mantém igrejas e casarões bem conservados. Ali viveu a mulher considerada como a mais atuante no movimento da Inconfidência Mineira - a rica pradense Hipólita Jacinta Teixeira de Melo, mulher do inconfidente Francisco Antônio de Oliveira Lopes. O casarão que lhe serviu de residência após o degredo do marido é hoje um ateliê de artesanato que fica em frente à Igreja Matriz.

Segundo a tradição, uma bandeira chefiada pela família Prado deu origem ao povoamento local. No início, um núcleo de mineração que, mais tarde, se tornou o Arraial de Nossa Senhora da Conceição de Prados, um dos mais importantes do Termo da Vila de São José, atual Tiradentes.

Têm-se notícias de casamentos realizados na Capela de Prados já em 1716. João de Rezende Costa – o fundador da família Resende no Brasil – casou-se na igreja de Prados em 1726, com Helena Maria de Jesus.

O fato de o lugar ter sido passagem de boiadas e tropas muito contribuiu para o desenvolvimento da localidade, que pertenceu à vila São José Del Rei até 1890, quando foi emancipada por decreto estadual de 15 de abril. O município foi instalado em 1891.

Fonte: Wikipedia

Deixe um comentário

Faça o login e deixe seu comentário