Parceria entre Tiradentes e Santa Rita do Sapucaí: impulso ao empreendedorismo e à inclusão social

Parceria entre o Instituto Vertentes Vale e o Inatel Tecnologias é uma iniciativa do Projeto Criar Pontes, para treinar professores da rede pública em robótica.


Educação

José Venâncio de Resende0

Professores da rede pública em aula de robótica (foto: Inatel)

O Instituto Vertentes Vale, em parceria com a prefeitura de Santa Rita do Sapucaí, lançou no dia 11 de junho, em Tiradentes, o “Projeto Criar Pontes”. A iniciativa tem o objetivo de criar uma conexão real entre as duas cidades para a troca de experiências de empreendedorismo, desenvolvimento e políticas públicas de inclusão social.

Na ocasião, foi inaugurado, em caráter oficial, o Instituto Vertentes Vale, uma organização sem fins lucrativos que desenvolve e implementa projetos de educação com impacto social. Em funcionamento há cerca de seis meses, o Instituto já conta com dois projetos em plena atividade: oficinas de robótica para alunos da escola pública de Tiradentes e a adoção da escola Padre Lourival, na Várzea de Baixo.

Parceria

Uma iniciativa do Projeto Criar Pontes é a parceria entre o Instituto Vertentes Vale e o Inatel Tecnologias, que levou três professores da rede pública de Tiradentes para aulas práticas e teóricas de robótica em Santa Rita do Sapucaí. A parceria gerou um kit (fabricado pelo Inatel) que será utilizado em aulas à distância. O objetivo é que os professores do ensino fundamental e médio possam levar o conhecimento adquirido para as salas de aula.

O Inatel é o Instituto Nacional de Telecomunicações fundado em 1965 para ser um centro de excelência em ensino e pesquisa na área de Engenharia, e que se tem consolidado, no Brasil e no exterior, como um celeiro de grandes talentos. É uma instituição de ensino privada sem fins lucrativos, mantida pela Fundação Instituto Nacional de Telecomunicações (Finatel).

O Inatel oferece aulas práticas e teóricas de robótica para professores de escolas públicas e particulares. O primeiro encontro do projeto é presencial e a capacitação continua online para docentes. Cada professor ganha um kit fabricado pelo Inatel para o desenvolvimento do estudo.

“Vale da eletrônica”

O Inatel está localizado em Santa Rita do Sapucaí, no sul de Minas Gerais, região considerada o vale do silício brasileiro. O município fica na mesorregião do sul e sudoeste de Minas, a 420 quilômetros da capital. Tem população estimada em cerca de 42 mil habitantes (IBGE, 2016).
Também chamado de “Vale da Eletrônica”, o município é sede de vários centros educacionais e de empresas desse segmento da economia. São referências na área de educação: Escola Técnica de Eletrônica, Instituto Nacional de Telecomunicações e Centro de Ensino Superior em Gestão, Tecnologia e Educação (FAI). Esses centros educacionais são responsáveis pela formação da mão de obra especializada na cidade.

Mais de 120 empresas de várias indústrias (das áreas de eletrônica, telecomunicações e informática) estão instaladas na cidade, beneficiando-se dos ensinamentos de suas escolas. Anualmente, o município realiza várias feiras tecnológicas.

FONTES:

Instituto Vertentes Vale - https://www.facebook.com/institutovertentesvale/?epa=SEARCH_BOX

Inatel oferece curso de robótica para Professores do Ensino Médio e Fundamental - https://inatel.br/imprensa/noticias/educacao/3294-inatel-oferece-curso-de-robotica-para-professores-do-ensino-medio-e-fundamental?fbclid=IwAR1EHV5xAt-b7T8o7WxQrWR2WS-So6rUeOS5mi06TNyXWsO2p-BT2I41xWs

 

 

 

 

Deixe um comentário

Faça o login e deixe seu comentário