Pretende viajar para o exterior? Fique atento a algumas informações


Especiais

Emanuelle Ribeiro/Luana Assis0

Para quem está planejando um passeio para o exterior, existem muitas ações que podem fazer a diferença e evitar transtornos que poderiam transformar a sua viagem em um pesadelo. Fazer uma pesquisa sobre documentos necessários e, até mesmo, sobre as leis do país de destino é muito importante. 

Viajar para o exterior é um sonho para muitos, mas, para evitar que a experiência se transforme em pesadelo, é importante pesquisar muito antes de tomar decisões. Definir roteiros, conhecer o idioma falado no local de destino e outras informações fazem a diferença. O diretor da Globalvisa Assessoria Internacional, Fábio Stockler, explica os primeiros passos para uma viagem sem transtornos: “O primeiro passo é olhar o que o destino exige do viajante em termos de documentos, porque pode haver necessidade de visto e também algo relativo à vacina, por exemplo”.

Se para viajar sozinho ou com outros adultos é fundamental muita pesquisa, quando o passeio envolve crianças e adolescentes a intenção deve ser redobrada, como destaca Fábio: “Os menores de idade sempre precisarão de autorização dos pais ou responsáveis. Há um equívoco, pois há opção de colocar no passaporte de um menor que ele pode viajar sozinho, porém o que determina a entrada de uma pessoa em outro país é a lei do país. O Oficial de Fronteira é quem vai permitir ou não. Quanto à viagem aos Estados Unidos, por exemplo, recentemente tivemos o caso de uma modelo de 16 anos, que tinha constado no passaporte que podia viajar desacompanhada, mas foi barrada chegando lá, pois lá isso não tem valor algum. A pessoa consegue embarcar no Brasil, mas isso não indica que ela entrará no país destino”.

Para países onde é exigido visto, os viajantes podem contar com a ajuda de profissionais para conseguir o documento. Para viajar a países da América do Sul é necessário apenas a apresentação do Documento de Identidade.

 

Passaporte

Tirar o passaporte é o primeiro passo para uma viagem internacional a qualquer outro país fora da América do Sul. Obter o documento, que é emitido pela Polícia Federal, é simples e pode ser feito sem grandes despesas. É necessário comparecer a um posto da Polícia Federal por duas vezes: uma para tirar as digitais e fazer a foto e outra para retirar o passaporte pronto.

São necessárias as seguintes ações: reunir a documentação necessária (Documento de Identidade, Título de Eleitor, CPF, Documento que comprove quitação com o serviço militar obrigatório para os homens, Certificado de Naturalização para os naturalizados e, caso esse não seja seu primeiro passaporte, levar o documento anterior); preencher um formulário de solicitação disponível no site da Polícia Federal; pagar a taxa de emissão; agendar a data de atendimento; comparecer ao posto da Polícia Federal com a documentação exigida, o comprovante de pagamento da taxa e o protocolo da solicitação; Retirar seu passaporte.

Deixe um comentário

Faça o login e deixe seu comentário