Professores de UFSJ e UNIPTAN, em ranking latino-americano de cientistas mais influentes


Ciência e Tecnologia

José Venâncio de Resende0

A histórica São João del-Rei na rota da ciência (foto: Pousada Paço do Lavradio).

Professores de universidades são-joanenses são destaque no recém-publicado ranking Latin America Top 10.000 Scientists AD Scientific Index 2021, que relaciona os 10 mil cientistas mais influentes do continente. São 13 professores da UFSJ, dos campi de São João del-Rei e Divinópolis, e uma professora do curso de medicina do Uniptan. Este anúncio é importante num momento em que se contesta, no meio científico e na opinião pública, a decisão do governo federal de cortar cerca de R$ 600 milhões do setor de pesquisas (uma redução de quase 90%) no orçamento do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI).

O AD Scientific Index 2021é um sistema de classificação e análise com base no desempenho científico e no valor agregado da produção científica de cada pesquisador. O índice leva também em conta os valores das pesquisas nos últimos cinco anos. Doze áreas de conhecimento são contempladas por este ranking: agricultura e silvicultura; artes, design e arquitetura; negócios e gestão; economia e econometria; educação; engenharia e tecnologia; história; filosofia, teologia; direito, estudos jurídicos; medicina e ciências da saúde; ciências naturais; ciências sociais e outros.

Quem são

Um desses cientistas é a professora do Uniptan, Suelen Perobelli. Graduada em ciências biológicas e mestre em saúde pela UFJF, possui aperfeiçoamento em oncologia experimental do INCA (Instituto Nacional do Câncer) e doutorado em microbiologia/ imunologia pela UFRJ. Também é pós-doutorada pelo Memorial Sloan Kettering Cancer Center, em Nova York, e também pela Fiocruz-RJ. Atualmente, leciona as disciplinas de microbiologia e imunologia no curso de nutrição; e sistemas orgânicos integrados III; sistemas orgânicos integrados IV e sistemas orgânicos integrados V no curso de medicina, onde também é nucleadora de TCC. Possui artigos publicados em revistas de grande influência como Science Translacional Medicine, Journal of Immunology e International Journal of Hematology. Ela acredita que estes artigos possam ter aumentado os fatores de visibilidade e citações de seus trabalhos, o que a levaram ao ranking.

Veja a relação dos 13 professores da UFSJ: Marina Bandeira (Departamento de Psicologia); Valéria Conceição de Oliveira (Campus Centro-Oeste Dona Lindu); Eduardo Sérgio Silva (Campus Centro-Oeste Dona Lindu); Josefredo Pliego Jr. (Departamento de Ciências Naturais); Marco Antônio Schiavon (Departamento de Ciências Naturais); Ricardo Motta Pinto Coelho (Departamento de Geociências); Tatiana Garabini Cornelissen (Departamento de Ciências Naturais); Clareci Silva Cardoso (Campus Centro-Oeste Dona Lindu); Rogério Martins Maurício (Departamento de Engenharia de Biossistemas); Tulio Hallak Panzera (Departamento de Engenharia Mecânica e de Produção); Helio Batista dos Santos (Campus Centro-Oeste Dona Lindu); Keyller Bastos Borges (Departamento de Ciências Naturais); e Maria Nivalda de Carvalho Freitas (Departamento de Psicologia).

LINK RELACIONADO:

https://maisminas.org/educacao/50-professores-da-ufop-sao-destaques-em-ranking-internacional/

 

Deixe um comentário

Faça o login e deixe seu comentário