Rádio Inconfidentes e Jornal das Lajes promoveram 4ª edição do debate entre os candidatos a prefeito de Resende Costa

O debate começou às 8h30 e terminou às 12h30


Vanuza Resende


Candidatos a prefeito de Resende Costa participaram do debate organizado pela Rádio Inconfidentes e pelo Jornal das Lajes

Na reta final das eleições municipais 2020, marcadas por mudanças em decorrência da pandemia de Covid-19, a Rádio Inconfidentes e o Jornal das Lajes promoveram um debate, no dia 07 de novembro, entre os candidatos a prefeito de Resende Costa: Adilson Avelino de Resende (coligação Avante, PT), Anderson Belo de Resende, o Alemão (PSL) e Zinho Gouvea (coligação PSDB, PSD e MDB).

O debate entre os candidatos a prefeito de Resende Costa, promovido pela Rádio Inconfidentes e pelo Jornal das Lajes, já se tornou tradição e ocorre desde 2008. Neste ano, o evento mais esperado pelos eleitores durante o período da campanha eleitoral aconteceu no Salão Nobre da Câmara Municipal, durou ao todo 4 horas e contou com uma novidade: a transmissão ao vivo através das páginas da Inconfidentes no Facebook e no Instagram.

Apesar de alguns breves momentos de interrupção da transmissão pelas redes sociais, devido a instabilidades no sinal de internet, os vídeos tiveram amplo alcance e muitas pessoas postaram seus comentários ao vivo, como a internauta Laura Diel: “Gratidão e parabéns a todos os envolvidos na produção do debate, estão de parabéns”. Já a internauta Janete Sandra sugeriu que nas próximas edições a população também tenha oportunidade de enviar perguntas aos candidatos: “Parabéns à Rádio Inconfidentes. Deixo aqui uma ideia: Talvez vocês possam fazer algo nas redes sociais para que o povo participe fazendo perguntas diretas a cada candidato. Pensem com carinho, pois o povo é prioridade.”  

Na edição 2020 do debate eleitoral, foram programados sete blocos. O primeiro bloco foi preenchido com perguntas da emissora. O segundo conteve questionamentos sobre Saúde. Os demais blocos apresentaram como tema: Educação e Esporte (3º bloco); Infraestrutura e Meio-Ambiente (4º bloco); Zona Rural (5º bloco); Artesanato, Turismo e Cultura (6º bloco). Fechando o debate, o 7º bloco deixou os candidatos livres para fazerem as perguntas que quisessem.

Cláudio Luís Resende, diretor-presidente da Rádio Inconfidentes, falou sobre a 4ª edição do debate eleitoral promovido pela emissora com o apoio do JL. “O debate entre candidatos a prefeito já é tradição na programação da nossa emissora. O principal objetivo do nosso debate é proporcionar ao eleitor a oportunidade de avaliar os candidatos para poderem optar por aquele que propõe os melhores projetos e apresenta o perfil mais preparado para administrar a nossa cidade. Na verdade, as propostas sempre vão ao encontro dos interesses sociais e coletivos. Contudo, sempre existe aquela proposta que a maioria dos eleitores considera como sendo a mais viável de se efetivar o plano de governo apresentado, visto reunir qualidades, aptidão e experiência administrativa. Acredito que no debate podemos ver quem é esse candidato. Propaganda eleitoral é editada; o debate, não. Acontece ao vivo.”  

O professor da UFSJ (Universidade Federal de São João del-Rei) e colunista do Jornal das Lajes, José Antônio Oliveira de Resende, falou especialmente sobre a sua participação como mediador dos debates eleitorais organizados pela Rádio Inconfidentes e pelo JL. “Venho mediando os debates em Resende Costa desde a eleição de 2008. Para mim é uma satisfação imensa, pois minhas raízes paternas são daqui. Também é uma aprendizagem, uma vez que, a cada novo debate nessa cidade, eu constato que Resende Costa ensina que é possível exercer a política com respeito aos eleitores e transparência quanto ao que se pretende realizar na administração pública”, comenta.

José Antônio comentou a quarta edição do debate. “O debate dos candidatos a prefeito de Resende Costa me mostrou aspectos que sempre são recorrentes. Destaco a competência, seriedade e constante assistência dos organizadores: regras claras, boa distribuição do tempo, logística e aparelhamento à disposição, três canais de transmissão ao vivo”. O mediador elogiou a postura dos três candidatos. “Também ressalto a ética dos candidatos ao colocarem seus argumentos e respostas, o respeito de cada um quanto ao tempo estabelecido para suas respectivas falas e o comportamento tranquilo de seus assessores. Os eleitores de Resende Costa puderam, mais uma vez, acompanhar e avaliar as ideias e propostas dos três candidatos a prefeito municipal”.

O diretor-presidente da Rádio Inconfidentes destaca que, ao realizar o debate, tanto a Rádio quanto o Jornal das Lajes cumprem seus objetivos, reafirmando a seriedade e a imparcialidade, elementos fundamentais para a credibilidade da imprensa profissional. “Nas eleições temos a oportunidade rara de mudar o destino da nossa cidade e acredito que a Rádio, ao promover o debate, presta sua contribuição no sentido de oferecer ao eleitor mais informações a fim de que ele possa escolher bem o seu candidato. Além do debate, tradicionalmente a Rádio Inconfidentes entrevista os candidatos em sua programação oficial (neste ano, a emissora entrevistou os candidatos Adilson Resende, Alemão e Zinho Gouvea no programa “Jogo Aberto”, apresentado às sextas-feiras, a partir de 8h30, pelo jornalista e diretor de programação da Inconfidentes, André Eustáquio). Assim, os eleitores têm a oportunidade de conhecer melhor quem, se eleito, irá administrar e cuidar do futuro do nosso município nos próximos quatro anos. O debate e as entrevistas são de fato a única forma isenta, imparcial e transparente na campanha política, pois, em ambas as situações, não há vínculos e tampouco manobras utilizadas pelos partidos e candidatos na tentativa de conquistar votos”, conclui Cláudio Luís.

Deixe um comentário

Faça o login e deixe seu comentário