Resende costa é cidade-irmã do município de Vila do Porto (Portugal)


Informativo da Câmara

0

A Câmara Municipal aprovou no início de outubro, projeto de lei que declara e reconhece a cidade de Vila do Porto, Ilha de Santa Maria, Arquipélago dos Açores, Portugal, como Cidade-Irmã do município de Resende Costa.

A ideia surgiu no ano passado, quando o jornalista  resende-costense José Venâncio Resende   começou  a enviar publicações de Resende Costa para Vila do Porto e, a partir daí, iniciou-se um intercâmbio de informações. 

No dia 29 de junho,  a Assembleia Municipal de Vila do Porto aprovou uma proposta de declaração de cidades irmãs entre os Municípios.  A iniciativa se justifica pelos profundos laços históricos que unem os dois Municípios, dado que milhares de cidadãos em ambas localidades descendem diretamente de João de Rezende Costa, emigrante de Santa Maria, que se estabeleceu no Brasil há mais de 300 anos, sendo o pai de José de Rezende Costa, fundador do antigo Arraial da Lage.

O projeto foi apresentado à Câmara de Resende Costa no dia 02 de outubro, pelo vereador Paulo Daher e  foi aprovado por unanimidade. O objetivo é promover o intercâmbio e fortalecer laços de amizade, acordos e programas de ação com o fim de fomentar o mais amplo conhecimento recíproco, além de troca de informações e difusão em ambas as comunidades das obras culturais, turísticas, desportivas, políticas e culturais, que respondam a seus respectivos interesses. Também estimula a realização de acordos bilaterais e troca de conhecimentos sobre as raízes étnicas, folclóricas, musicais e a facilitação dos contatos entre empresas ou instituições interessadas, bem como convênios, programas e projetos de colaboração nos diferentes campos de atuação.

Deixe um comentário

Faça o login e deixe seu comentário