São João del-Rei: Novas equipes de Saúde da Família vão ampliar cobertura populacional


Saúde

José Venâncio de Resende0

fotoPSF Dom Lucas (foto fornecida pele entrevistada).

Com a convocação de 16 novas equipes de Estratégia Saúde da Família (ESF) até o dia 31 de janeiro (prazo final para o credenciamento), “espera-se que a cobertura populacional chegue à 100% ou o mais próximo disso”, no município de São João del-Rei, diz Tábata Silveira, gerente de Atenção à Saúde da Secretaria Municipal de Saúde.

Além disso, a convocação dos profissionais vai permitir a redivisão das áreas já cobertas, “auxiliando na operacionalização dos princípios, diretrizes e fundamentos do Sistema Único de Saúde”, acrescenta. 

Atualmente, as equipes existentes já ultrapassam o teto máximo recomendado pelo Ministério da Saúde, ou seja, que cada equipe de Saúde da Família seja responsável por, no máximo, 4.000 pessoas, sendo a média recomendada de 3.000 pessoas. A cobertura atual é de 85,3% da população.

As 15 unidades (espaço físico) do Programa de Saúde da Família (PSF) comportam 23 equipes de ESF, que são compostas cada uma por médico, enfermeiro, auxiliar ou técnico de enfermagem e agentes comunitários, “inclusive, algumas equipes em quantidade superior à equipe mínima estipulada pelo Ministério da Saúde. Todas as equipes são fixas, proporcionando a estipulação de vínculo e acolhimento”, explica Tábata.

Distribuição

As unidades estão distribuídas entre os bairros da cidade (Senhor dos Montes, Guarda Mor, Pio XII, Caieiras, Tijuco, Dom Lucas, São Geraldo, Bela Vista, Bonfim, Bom Pastor, Colônia do Marçal, Colônia do Giarola, Matozinhos, Cohab, Fábricas), bem como na zona rural (São Sebastião da Vitória, Rio das Mortes, Arcângelo, Emboabas, São Gonçalo do Amarante e Caquende).

A princípio, as novas equipes serão alocadas nas instalações já existentes do PSF, de acordo com Marcelo Andrade, secretário da Saúde. Após o levantamento das áreas que não são cobertas pelo atendimento, as equipes serão realocadas para locais próximos à sua área de atuação, fazendo com que a cobertura da atenção primária no município se aproxime dos 100% da população sanjoanense.

O secretário de Saúde reforça que os novos agentes terão um tempo para cadastrar todas as pessoas que ainda não fazem parte da cobertura da atenção primária e que, após a convocação, todas as novas equipes de PSF já iniciarão os atendimentos. A ideia é que ocorra um grande fortalecimento da atenção primária, possibilitando que as pessoas consigam ser atendidas nos PSFs, diminuindo, assim, a procura e a fila na Unidade de Pronto Atendimento (UPA).

Com informações da Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal

Deixe um comentário

Faça o login e deixe seu comentário