São Tiago promove 1ª Feira de Touros Pró-Genética da raça zebuína


Economia

José Venâncio de Resende0

São Tiago, a conhecida “Terra do Café com Biscoito”, no Campo das Vertentes, realizou, no dia 7 de abril, no Parque de Exposições, a primeira Feira de Touros Pró-Genética, que reuniu os melhores animais Zebus da região. O evento, promovido pela Prefeitura Municipal, Emater, Sindicato Rural e Sicoob Credivertentes, teve a chancela da Associação Brasileira de Criadores de Zebu (ABCZ).

O objetivo é melhorar a genética do gado do município e da região com reprodutores registrados pela ABCZ. Cinco criadores de animais que incluem as raças Nelore, Tabapuã e Gir foram escalados para a Feira. Os eventos pró-genética têm como foco os chamados touros melhoradores, ou seja, animais puros de origem (PO), seguindo linhagem conhecida e registrada. Com isso, imprimem uma genética superior aos descendentes, otimizando a produção de leite e carne.

Eduardo Barros, extensionista da Emater, destacou que “são reprodutores já testados, com capacidade genética excelente e com a tendência de melhoramento do rebanho local e da região”. Messias Pinto, presidente do Sindicato Rural, enfatizou o papel da feira para a adoção de novas tecnologias de melhoramento. “Como são touros melhoradores de rebanhos, com certeza o salto na produção de leite e no ganho de peso, no caso do gado de corte, é muito relevante, é expressivo. Nós vamos ver isso a médio prazo.”

O Sicoob Credivertentes marcou presença no evento financiando a aquisição desses touros puros de origem para os pecuaristas interessados.

Fonte:

Prefeitura Municipal de São Tiago: https://saotiago.mg.gov.br/noticia/38669# 

Sicoob Credivertentes: https://www.sicoob.com.br/web/sicoobcredivertentes/noticias/-/asset_publisher/xAioIawpOI5S/content/id/106260378 

 

Deixe um comentário

Faça o login e deixe seu comentário