Secretaria de Saúde realiza campanha de multivacinação em Resende Costa

A meta é aumentar a cobertura vacinal no município e atualizar os cartões de vacinas


Saúde

André Eustáquio0

A cobertura vacinal no município de Resende Costa é considerada baixa, segundo informações da Secretaria Municipal de Saúde. Com o objetivo de atualizar a caderneta de vacinação de crianças e adolescentes com idade de zero a 15 anos, a secretaria realizará, no período de 8 de agosto a 9 de setembro, a Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e Multivacinação. “Essa campanha contribui para garantir a manutenção da eliminação da paralisia infantil, bem como representa oportunidade para buscar indivíduos não vacinados contra outras doenças, minimizando o risco de adoecimento”, informou a pasta em uma carta aberta à comunidade.

A campanha de vacinação possibilitará também às pessoas que ainda estão com doses atrasadas de vacinas poderem atualizar o cartão. “Essa será a ocasião para averiguarmos todos os cartões de vacinas e do público-alvo receber as vacinas que porventura ainda não recebeu. Para isso, faz-se necessário que a população compareça à sala de vacinas (do Posto de Saúde) durante a campanha, munida do seu cartão de vacinas”, esclarece o comunicado.

A Secretaria de Saúde faz um apelo à comunidade para aderir à campanha de multivacinação. A carta divulgada nos meios de comunicação de Resende Costa frisa a importância das vacinas para a prevenção de doenças graves que, sem ampla cobertura vacinal, podem se disseminar descontroladamente. “A vacina é importante para a saúde pública, pois previne enfermidades graves. É uma medida que contribui para manter a saúde individual e a saúde coletiva, impedindo o surto de doenças, como o que vivenciamos de perto na pandemia de Covid-19, que infelizmente levou várias pessoas a óbito”.

O comunicado reforça ainda a segurança dos imunizantes. “É um procedimento totalmente seguro que protege pessoas de todas as idades de muitas doenças graves. Ou seja, a vacina é uma forma de prevenção desenvolvida com ciência, tecnologia, seguindo diversas etapas de testes e, após os testes, elas são aprovadas pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária)”. No entanto, para eficácia da vacinação no controle de doenças graves e até mesmo endêmicas, é necessário a conscientização e participação de toda população que pode ser vacinada. “Quanto maior o número de pessoas vacinadas, maior é a possibilidade de controlar as doenças”.

 

Calendário completo da campanha de multivacinação em Resende Costa

 

Zona Urbana:

De 08 de agosto a 9 de setembro de 2022, de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h30.

Dia 20 de agosto (sábado): das 8h às 17h.

Local: sala de vacinas (Praça Marcos Reis, nº60)

Zona Rural:

20 de agosto de 2022 (sábado)

Setor 1

das 8h às 9h30 – Posto de Saúde dos Pintos

das 10h às 11h30 – Centro Comunitário do Ribeirão

das 12h30 às 13h30 – Centro Comunitário do Barracão

Setor 2

das 8h às 9h30 – Posto de Saúde do Cajuru

das 10h às 12h – Posto de Saúde de Jacarandira

Setor 3

das 8h30 às 9h30 – Posto de Saúde do Taboados

das 10h às 10h30 – Posto de Saúde dos Maias

das 11h às 11h30 – Centro Comunitário do Andrade

das 12h às 13h – Posto de Saúde dos Paulas

Vacinação nas escolas:

10 de agosto (manhã e tarde): Escola Assis Resende

11 de agosto (tarde): Escolas municipais do Cajuru e Jacarandira

12 de agosto (tarde): Escolas municipais dos Pintos e Curralinho dos Paulas

18 de agosto (tarde): Escola municipal do Ribeirão

19 de agosto (manhã e tarde): Escola Conjurados

24 de agosto (manhã e tarde): Escola Aquarela

A vacinação nas escolas só será realizada se o aluno estiver com o termo de autorização assinado pelos pais ou responsáveis e também com o cartão de vacinas.

ATENÇÃO:

Nos dias 10, 19 e 24 de agosto (manhã e tarde), não haverá funcionamento da sala de vacinas de rotina. Nos dias 11, 12 e 18, o atendimento na sala de vacinas de rotina será até as 10h30. Motivo: a equipe estará realizando vacinação nas escolas.

No dia 17 de agosto, não haverá atendimento no período da tarde, pois a equipe estará realizando capacitação.

Fonte: Secretaria Municipal de Saúde.

Deixe um comentário

Faça o login e deixe seu comentário