Série Campeões brasileiros - Agosto de 2014


Série Campeões Brasileiros

Emanuelle Ribeiro0

E o Vasco é o grande campeão de 1989! A equipe cruzmaltina repetiu o feito de 1974 e conquistou o seu segundo título nacional. A partida decisiva foi contra o São Paulo e o clube carioca venceu por 1x0. O Vasco disputou 19 jogos, vencendo nove, perdendo dois e empatando oito deles. Foram 27 gols pró e 16 contra. Túlio, do Goiás, foi o artilheiro com 11 gols e também foi considerado a revelação de 89. O craque daquele campeonato foi o vascaíno Bebeto. O Gigante da Colina conquistou o bicampeonato brasileiro com Acácio, Luis Carlos Winck, Quiñonez, Marco Aurélio, Mazinho, Zé do Carmo, Marco Antônio Boiadeiro, Bismarck, Sorato, Bebeto e Tato (William). Técnico: Nelsinho Rosa.

Para a competição de 1989 foi mantida a ideia do ano anterior, de descenso de quatro clubes e acesso de apenas dois, o que deixaria o campeonato de 1990 com o número considerado ideal de 20 clubes.

O mico de 89 também ficou no Rio de Janeiro, mas com o Flamengo. A mídia fez grande alarde com a chegada de Borghi (campeão mundial com a Argentina em 1986) ao Fla, mas depois de apenas seis jogos e nenhum gol, o atacante se despediu do Rubro-Negro e voltou ao seu país.

 

O ano marcou ainda a caída da ditadura no Brasil. Pela primeira vez, desde 1960, houve eleições diretas no país e Fernando Collor de Mello foi eleito presidente da República, sucedendo José Sarney, que ficou no cargo por cinco anos após a morte de Tancredo Neves.

Deixe um comentário

Faça o login e deixe seu comentário