Série Campeões brasileiros - Maio de 2014


Série Campeões Brasileiros

Emanuelle Ribeiro0

O campeão de 1987 representa o nordeste! O Sport foi campeão vencendo o Guarani por 1x0 em partida considerada como final pela CBF após algumas confusões. No quadrangular final da competição, Flamengo e Internacional se enfrentariam em um duelo, enquanto Sport e Guarani se enfrentavam no outro. O que acontece é que Flamengo e Internacional não disputaram o cruzamento dos módulos, porque cumpriram uma determinação do Clube dos 13 e do regulamento da Copa União (nome dado ao Brasileirão de 87) que fora criado pela mesma entidade. A CBF considerava inválida essa determinação. Sendo assim os confrontos entre Sport e Guarani foram tidos como a grande final.

No total o Sport disputou 20 jogos, vencendo 12, empatando cinco e perdendo três. Marcou 29 gols e sofreu 13. O artilheiro do polêmico campeonato foi o são-paulino Müller, com 10 gols. Leonardo, do Flamengo, se revelou para o futebol e Renato Gaúcho, também no Flamengo, foi considerado o craque de 87. O Sport conquistou a taça com os jogadores Flávio, Betão, Estevam, Marco Antônio, Zé Carlos Macaé, Rogério, Ribamar, Zico, Robertinho, Nando e Neco. Jair Picerni era o treinador do Leão.

 

Mico de 1987: o campeonato que não acabou. Após 27 anos, o Flamengo ainda briga pelo título, oficialmente do Sport. Em 2011, a CBF chegou a admitir os dois, mas teve de mudar de opinião devido a uma decisão judicial. O reconhecimento também valeria a Taça das Bolinhas para o Rubro-Negro, que seria o primeiro pentacampeão brasileiro.

Deixe um comentário

Faça o login e deixe seu comentário