Zinho Gouvea é eleito prefeito de Resende Costa

Com 4.144 votos, o atual vice-prefeito derrotou os candidatos Adilson Resende (PT) e Alemão (PSL)


André Eustáquio


Zinho Gouvea e Lucas Paulo venceram as eleições em Resende Costa (Foto André Eustáquio)

Pouco antes das 18h do último domingo (15), eleitores do candidato do PSDB à prefeitura de Resende Costa, José Gouvea Filho, o Zinho Gouvea, saíram às ruas da cidade para comemorar a vitória da coligação “Seguindo em Frente”, composta pelos partidos: PSDB, PSD e MDB. Antes mesmo de o resultado oficial ser proclamado na sede da 232ª Zona Eleitoral, a população de Resende Costa já conhecia o seu novo prefeito que governará o município pelos próximos 4 anos. Lucas Paulo de Assis Vale (PSD) foi eleito vice-prefeito.

A diferença de votos entre o prefeito eleito, Zinho Gouvea, e o segundo colocado, o candidato do PT, Adilson Resende, foi de 2.050 votos. Zinho obteve 4.144 votos; Adilson Resende, 2.094 e o candidato do PSL, Anderson Belo, o Alemão, somou 619 votos. De acordo com o TSE (Tribunal Superior Eleitoral), num total de 9.159 eleitores aptos a votar, 7.355 (80,30%) compareceram às urnas neste 15 de novembro – data em que o Brasil comemora a Proclamação da República.

Foram totalizados pela Justiça Eleitoral 6.857 votos válidos e a abstenção nas eleições municipais 2020 em Resende Costa atingiu o percentual de 19,70%, ou seja, 1.804 eleitores resende-costenses não compareceram às urnas no dia 15 de novembro.

Zinho Gouvea e Lucas Paulo conquistaram uma votação expressiva, vencendo em todas as seções eleitorais do município, tanto na área urbana quanto na zona rural. “Essa votação é fruto de um trabalho iniciado em 2004, quando eu fui eleito vereador pela primeira vez. Naquela ocasião, tive o prazer de participar da administração do saudoso ex-prefeito Gilberto Pinto, sendo o líder do PSDB na Câmara. Eu aprendi muito com o Gilberto, especialmente com sua honestidade, seriedade e competência”, disse o prefeito eleito. “Destaco também a minha participação na administração do prefeito Aurélio, que me inspirou muito. Quero dar sequência ao trabalho e ao legado desses dois grandes prefeitos que administraram tão bem a nossa querida Resende Costa”, completa Zinho Gouvea.

 

Carreira política

Aos 55 anos, Zinho Gouvea chega ao ápice da sua carreira política no município de Resende Costa. Nascido no distrito de Jacarandira, filho de produtores rurais, Zinho iniciou sua militância no PSDB em 2004 a convite do ex-prefeito Gilberto Pinto, falecido em dezembro de 2015 e um dos maiores líderes políticos de Resende Costa.

Zinho Gouvea teve dois mandatos de vereador (2005-2008 e 2013-2016), foi presidente da Câmara e elegeu-se vice-prefeito em 2016 na chapa encabeçada pelo atual prefeito municipal Aurélio Suenes (PSD). Além da militância política, Zinho Gouvea esteve à frente de importantes instituições culturais do município. Foi presidente da banda de música Lira São Sebastião, de Jacarandira, vice-presidente da Rádio Inconfidentes (chegou a assumir interinamente a presidência); é o atual presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Resende Costa.

O prefeito eleito de Resende Costa falou ao JL sobre as eleições e agradeceu aos seus eleitores. “Agradeço primeiramente a Deus pela oportunidade de poder participar de mais uma eleição em minha terra. Agradeço também à minha família pelo apoio incondicional, especialmente neste período da campanha eleitoral. E agradeço à população de Resende Costa, que confiou em mim a missão de conduzir o município nos próximos quatro anos. Sabemos que a missão é desafiadora, difícil. Mas, com os pés no chão e confiante em Deus, cumprirei com sucesso essa nobre missão.”

 

Vice-prefeito

A chapa da coligação “Resende Costa seguindo em frente” teve como candidato a vice-prefeito o jovem vereador Lucas Paulo de Assis Vale, do PSD. Lucas está concluindo seu segundo mandato de vereador e presidiu a Câmara Municipal de Resende Costa na legislatura 2019. Aos 30 anos de idade, já tendo inclusive disputado uma eleição para deputado estadual, Lucas Paulo pode ser considerado o vice-prefeito eleito mais jovem da história do município de Resende Costa.

“Agradeço à minha família pelo apoio que sempre me deu. E especialmente ao povo de Resende Costa pela confiança depositada mais uma vez em mim. Agradeço também ao nosso grupo político formado por 35 candidatos a vereador. Caminhamos juntos durante toda essa jornada! Fico feliz pelo fato de o grupo ter confiado no meu nome como candidato a vice-prefeito. Estou muito feliz com o resultado final das eleições. Fizemos uma campanha limpa, fomos muito bem recebidos nas casas em que passamos. A grande votação que tivemos é também fruto do excelente trabalho que vem sendo feito pela administração do prefeito Aurélio. Peço a Deus muita sabedoria para poder retribuir cada voto que me foi confiado. Independentemente de partido, quero afirmar que estaremos, a partir do dia 1º de janeiro, com as portas abertas da prefeitura para todos os resende-costenses. Trabalharemos com todos e para todos”, disse Lucas Paulo.

 

Câmara Municipal foi renovada. Apenas dois vereadores que tentaram a reeleição conseguiram os votos necessários

Demorou um pouco até a população de Resende Costa conhecer, no último dia 15 de novembro, os nomes dos novos vereadores que irão compor a Câmara Municipal na legislatura 2021-2024. Enquanto os eleitores do prefeito eleito comemoravam a vitória em carreata pelas ruas da cidade, a apreensão ainda tomava conta dos candidatos a vereador. Por volta das 20h30, enfim foram divulgados, no Cartório da 232ª Zona Eleitoral de Resende Costa, pelo juiz eleitoral da Comarca, Donizetti Nogueira Ramos, os nomes, partidos e quantidades de votos dos nove vereadores eleitos para o Legislativo de Resende Costa.

Da atual legislatura, apenas dois vereadores que concorreram no pleito de 2020 conseguiram se reeleger: o atual presidente da Câmara, João Dias (MDB) e José Assis Sobrinho, o Zé do Dico (PT).

 

Confira abaixo os nomes dos nove vereadores eleitos no pleito deste 15 de novembro de 2020:

  • Elson Antônio Ribeiro, o Coló do Cajuru (PSD) – 339 votos
  • Fernando de Resende Chaves (PDT) – 315 votos
  • Paulo Altivo Moura, o Paulinho Cabeleireiro (MDB) – 299 votos
  • Luis Fernando da Silva, o Guerra (PT) – 267 votos
  • Cleiton Afonso dos Santos (PSD) – 257 votos
  • José Claudio de Sousa Resende (PSDB) – 200 votos
  • João Dias (MDB) – 189 votos
  • Lucas Antônio de Resende, o Lucas do Pastel (PSDB) – 182 votos
  • José Assis Sobrinho, o Zé do Dico (PT) – 172 votos

Deixe um comentário

Faça o login e deixe seu comentário