Em Lagoa Dourada, festa do rocambole, mostra cultural e comemoração dos 107 anos

A cidade vizinha de Resende Costa realiza seu evento entre os dias 7 e 9 de junho.


Cidades

José Venâncio de Resende0

fotoTradicional produtora de rocambole completa 107 anos.

A vizinha Lagoa Dourada, na região mineira dos Campos das Vertentes, realiza entre 7 e 9 de junho a IX Festa do Rocambole e Mostra Cultural e a comemoração dos 107 anos do município. Serão três dias de muitas atividades, a começar com show local e Bar na Praça no dia 7, sexta-feira.

Estão previstos vários shows musicais, encontro de folia de reis e teatro. Outras atrações são exposição de artesanato, cachaça, orquídeas e outros produtos locais; intervenção circense e workshops de gastronomia com a carreta do SENAC. 

Lagoa Dourada é conhecida como a “cidade do rocambole”.  A quitanda, preparada, basicamente, com farinha, ovos e açúcar, e recheada com os mais diversos sabores é tradicional na cidade.  Participam da Festa do Rocambole produtores tradicionais da cidade, que oferecem diversos tipos, desde o tradicional de doce de leite até o de frutas. A festa tem atraído cada vez mais pessoas da cidade e visitantes. 

Emancipação

De acordo com o Wikipedia*, o povoamento local começou quando a bandeira comandada por Oliveira Leitão descobriu ouro de aluvião nas águas de uma pequena lagoa. Os primeiros mineradores a chamaram de Alagoa Dourada. Então, nasceu o povoado e as casas foram subindo a colina.

Por volta de 1717, a região já estava bem povoada e o arraial foi se formando com a chegada de novos oureiros. Em 1734, Dom Frei Antônio de Guadalupe ergue, então, uma capela dedicada a Santo Antônio. Em 1750, o arraial é elevado a Distrito da Paz.

O coronel Antônio de Oliveira Leitão construiu, por conta própria, um caminho novo que ligava São João del rei a Ouro Preto, passando pela então Alagoa Dourada, onde morava desde 1713. Demolida a antiga capela, construída em 1734, iniciou-se a construção da Matriz em 1850.

Muitos anos paralisada a obra da matriz foi reiniciada em 1899, tendo sido contratado o empreiteiro Augusto Buzatti, italiano que se mudou para cidade. Em 1832, o nome original de Alagoa Dourada é alterado para Lagoa Dourada, uma referência à lagoa ali existente, muito rica em ouro.

Após o esgotamento das jazidas auríferas, o arraial buscou alternativa na agricultura, principalmente milho e produção do leite. Em 1892, o distrito passou a pertencer a Prados e, em 1911, foi finalmente emancipado.

De seu passado, Lagoa Dourada preserva alguns casarões e igrejas com expressivos fragmentos da arte colonial mineira. A Igreja Matriz de Santo Antônio e a Igreja do Senhor Bom Jesus compõem o tradicional cenário urbano das cidades do interior de Minas.

* https://pt.wikipedia.org/wiki/Lagoa_Dourada

Programação da IX Festa do Rocambole e Mostra Cultural - 107 anos de Lagoa Dourada

DEGUSTAÇÃO DE ROCAMBOLE NO DOMINGO - Praça Irmã Gabriela

07 DE JUNHO (SEXTA-FEIRA) : Bar na Praça (food truck alimentos e bebidas) e show local

08 DE JUNHO (SÁBADO):
- 14h00: Encontro de Folias de Reis
- 22h00: Show 14 Bis
- em seguida show Soul do Bem

09 DE JUNHO (DOMINGO)
- 10h00: Apresentação da Lira Lagoense
- 11h00: Peça com o grupo Teatro da Pedra
- 14h00: Show com Bala Com Bala
- 16h00: Show com Cifras no Varal
- 18h00: Show in Concert - Tim Maia

Mais atrações:

- Exposição de artesanato, cachaça, orquídeas e outros produtos locais.
- Intervenção circense durante o evento.
- Presença da Carreta do SENAC (workshops de gastronomia)

 

 

Deixe um comentário

Faça o login e deixe seu comentário