I Festival de Música de Resende Costa homenageará o monsenhor José Hugo de Resende Maia


André Eustáquio


fotoEdésio Lara, presidente da amiRCo (Foto arquivo pessoal)

A amiRCo (Associação dos Amigos da Cultura de Resende Costa) realizará, entre os dias 27 e 30 de julho, o I Festival amiRCo de Música de Resende Costa. Renomados professores e instrumentistas de importantes centros de ensino de música e orquestras de Minas Gerais ministrarão oficinas e realizarão recitais durante o festival, que promete movimentar o cenário musical de Resende Costa.

A abertura do festival acontecerá no dia 27 de julho, quinta-feira, às 20h, no Teatro Municipal, onde se realizará grande parte dos recitais e oficinas de música. O I Festival amiRCo de Música homenageará o resende-costense monsenhor José Hugo de Resende Maia, atual vigário paroquial da Paróquia de Santo Antônio, de Lagoa Dourada, onde foi pároco durante mais de 50 anos.

No dia 29 de julho, sábado, às 19h, será celebrada missa solene na igreja matriz de Nossa Senhora da Penha de França, com a participação do homenageado do festival, monsenhor José Hugo. A solene celebração eucarística será abrilhantada pelo Coro Gregoriano de Resende Costa, que fará sua estreia. O coro será regido pelo maestro, professor do curso de Música da Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop) e presidente da amiRCo, Edésio de Lara Melo, que conversou com o JL sobre o I Festival amiRCo de Música.

Quando surgiu a ideia de criar um Festival de Música em Resende Costa? A ideia da realização de festivais de música é antiga. Ela surgiu e nos serviu de inspiração quando nos propusemos a criar a Associação dos Amigos da Cultura de Resende Costa, a amiRCo. Isso se deu em janeiro de 2004. Naquela época, ao colocarmos no papel alguns dos objetivos e frentes de trabalho da associação, destacamos a realização de atividades musicais para a comunidade, entre elas, as oficinas e recitais de música. No entanto, nunca chegamos a realizar um evento como este que acontecerá no final do mês de julho deste ano.

“Além de criar um ambiente mais profícuo para práticas musicais, o festival deverá consolidar ainda mais as ações da amiRCo em prol das artes e da cultura em nosso município

Qual será a abrangência do festival, em se tratando de estilos musicais, instrumentos etc.? Vamos dar atenção aos instrumentos de sopro, notadamente aqueles que compõem uma banda de música. Nos quatro dias do festival, nossos instrumentistas terão contato direto com ótimos professores que deverão ouvi-los, sugerir metodologias de estudo, práticas e outras ações fundamentais para o bom desenvolvimento e desempenho dos músicos. Participarão deste trabalho os instrumentistas das bandas de música do nosso município e, possivelmente, de cidades próximas a Resende Costa.

Qual a importância de um festival de música para a amiRCo e, especialmente, para Resende Costa? As possibilidades de estudo de instrumentos de sopro, tais como flauta, clarineta, saxofone, trompete e trombone, por exemplo, em cidades do porte da nossa, muitas vezes se dá dentro de grupos musicais, como é o caso das bandas de música civis. Nelas, os aprendizes nem sempre têm a chance de ter contato e aulas com professores especialistas, ou seja, profissionais bem preparados que atuam em bandas de música, orquestras sinfônicas ou grupos de música popular e dando aulas em escolas de música de nível médio ou superior. O festival, além de criar um ambiente mais profícuo para práticas musicais, deverá consolidar ainda mais as ações da amiRCo em prol das artes e da cultura em nosso município.

Enquanto músico, professor universitário na área de música e presidente da amiRCo, qual sua expectativa para esse I festival em Resende Costa? A nossa expectativa é de que os instrumentistas saiam motivados, interessados em buscar o aprimoramento em escolas especializadas de música. Esperamos que, com a experiência de agora, tenhamos um festival mais ampliado em 2018 – incluindo oficinas de instrumentos de corda e canto – mais participantes e espetáculos de música para a comunidade. Queremos, também, receber alunos de outras localidades, principalmente os de cidades vizinhas à nossa. Estimamos a riqueza a ser acrescentada ao evento com a troca de experiências com os participantes que virão de outras localidades. 

O que o público pode esperar do I Festival amiRCo de Música? Organizaremos, além das oficinas, recitais com os próprios professores e alunos entre os dias 27 e 30 de julho. Será um bom momento para ouvirmos professores da Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop), Conservatório Padre José Maria Xavier [de São João del-Rei] e da Orquestra Filarmônica de Minas Gerais. Junto aos mesmos, nossa expectativa é de que os músicos das bandas também possam se apresentar acompanhados ou não por piano nesses dias. No sábado, teremos um grupo cantando durante missa solene na Matriz, quando homenagearemos o monsenhor José Hugo. Além do mais, teremos uma retreta das bandas de música de Resende Costa e Jacarandira no domingo, às 9h, no Mirante das Lajes, em frente à Biblioteca Municipal, encerrando as atividades do festival.

Deixe um comentário

Faça o login e deixe seu comentário