INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL: Empreendedor de São João del-Rei cria versão própria do ChatGPT4


Ciência e Tecnologia

José Venâncio de Resende0

Luan e Leonardo: parece uma dupla caipira, mas são o empreendedor e o professor (foto: assessoria do vereador).

Uma versão própria do ChatGPT4, com novas funcionalidades, acaba de ser criada por Luan Lucas Bonadie, 33 anos, empreendedor e desenvolvedor no-code em São João del Rei. Por ser desenvolvedor no-code, Luan pode criar aplicativo ou sistema bem mais rápido sem usar código na programação. Assim, ele teve a ideia de colocar essa tecnologia à prova: adicionar em sua versão do ChatGPT4 o reconhecimento de imagens, antes do lançamento oficial pela OpenAI. 

O ChatGPT4 - Generative Pre-trained Transformer 4 – é um modelo de linguagem grande (da sigla MLL em inglês) - lançado pela OpenAI em março deste ano. Pertence ao gênero inteligência artificial (IA). “A inteligência artificial pode e deve ser usada para tornar as pessoas mais produtivas”, diz Luan. “Todos podem aprender novas habilidades com ela, a fim de alcançarem seus objetivos.” 

Natural de Santos Dumont e morando há 9 anos em São João del-Rei (inclusive é casado com uma são-joanense), Luan dirige uma agência de mídias sociais há 7 anos e tem um portfólio de mais de140 clientes em 11 países. O empreendedor resolveu usar a integração disponibilizada pela OpenAI mediante pagamento “para criar a minha aplicação, e isso tem ocorrido no mundo inteiro. Criei essas funcionalidades com o objetivo de mostrar como a tecnologia no-code pode ser disruptiva para os negócios, tanto na minha cidade como em todo o mundo”. 

Tão logo concluiu o trabalho, Luan compareceu, no dia 2 de outubro, ao meu gabinete do professor e vereador Leonardo Henrique de Almeida e Silva para apresentar a sua versão do ChatGPT. O professor Leonardo disse que testou e comprovou “a adição destas funcionalidades. O objetivo deste encontro foi fomentar o empreendedorismo tecnológico na cidade de São João del-Rei e mostrar como novas tecnologias possibilitam o avanço do empreendedorismo local, pois, atualmente, muitos negócios dependem de tecnologias ágeis para avançar”. 

O professor Leonardo confessa que ficou “muito impressionado com a tecnologia e mais impressionado ainda ao ver o brilhante trabalho de um empreendedor local no ramo da tecnologia! As possibilidades da inteligência artificial são infinitas e Luan me mostrou que esta será uma ferramenta indispensável no dia a dia das empresas; e, para aqueles que querem se adequar ao futuro, este é o momento ideal para desenvolver suas habilidades com o chatbot mais popular do mundo, sem sombra de dúvidas! 

Redação sobre São João del-Rei 

A partir de uma rápida consulta ao chat, Luan montou uma “boa redação” sobre a história de São João del-Rei. 

São João del-Rei é uma cidade histórica localizada na região do Campo das Vertentes, no estado de Minas Gerais, no Brasil. Fundada em 1838, a cidade é conhecida por sua rica história, arquitetura colonial preservada e sua importância na época colonial brasileira. 

A cidade foi um dos principais polos de produção e distribuição de ouro durante o Ciclo do Ouro no Brasil, o que trouxe grande prosperidade para a região. Hoje, muitos dos antigos casarões, igrejas e monumentos da época ainda estão preservados, tornando São João del Rei um destino turístico popular para aqueles interessados na história e na cultura do Brasil colonial. 

Um dos destaques da cidade é a Igreja de São Francisco de Assis, projetada pelo mestre Aleijadinho, um dos mais importantes artistas brasileiros do período colonial. A igreja é famosa por sua arquitetura barroca e pelos detalhes esculpidos em pedra-sabão. 

Além disso, São João del Rei possui um dos mais antigos e tradicionais carnavais de rua do Brasil, conhecido como Carnaval dos Inconfidentes. Durante a festa, as ruas da cidade são tomadas por blocos, foliões fantasiados e música ao vivo, criando uma atmosfera animada e festiva. 

A cidade também é conhecida por sua tradição religiosa, com celebrações religiosas importantes ao longo do ano, como a Semana Santa. Durante essa época, ocorrem procissões e encenações que relembram a paixão e morte de Jesus Cristo. 

São João del Rei também foi o berço de importantes personalidades brasileiras, como o ex-presidente Tancredo Neves. 

Com uma rica história, cultura vibrante e paisagens deslumbrantes, São João del Rei é um destino encantador para os viajantes que desejam explorar a história e a essência do Brasil colonial. 

Quer saber mais? Visite o chat de Luan e o seu perfil no Instagram 

 

 

Deixe um comentário

Faça o login e deixe seu comentário