MORRE EM BH EX ATLETA DO EXPEDICIONÁRIO FC E DO AMÉRICA DE BH


Jl e Você

José Antônio Gomes1

Lendo a entrevista feita ao meu amigo e colega Alair, publicada pelo JL, deparei-me com o seguinte comentário sobre o expedicionário FC: "É de se destacar que tivemos alguns craques famosos como o foram Sossó, Iraci, Totonho do Sobico e Betinho Peluzzi, dentre outros. Betinho Peluzzi saiu do Expedicionário, onde atuava no time reserva e logo foi campeão pelo América mineiro, em 1948, tendo sido também titular da Seleção de Minas Gerais, na época em que havia um Campeonato Brasileiro disputado pelas seleções dos estados. Betinho ficou famoso com o nome de Helbert, seu nome de batismo e de registro. Foi o primeiro resende-costense a se profissionalizar como jogador de futebol. E que jogador!"

É com pesar que passo ao JL a notícia de que o jogador Betinho Peluzzi a quem se referiu o Alair, faleceu em BH. "O ex-jogador Elbert Furtado de Souza, o Betinho do Expedicionário e Elbert para o América de BH, último campeão do famoso time de 1948, faleceu, em Belo Horizonte. O corpo do americano foi velado no Funeral House, na Avenida Afonso Pena, 2.150, na Praça Tiradentes. O sepultamento foi feito no Cemitério Bosque da Esperança.

Elbert Furtado de Souza, era filho da Maria Peluzzi e seu pai era José Furtado de Souza. Maria Peluzzi era irmã de José Peluzzi. O seu pai José Furtado era irmão de meu avô Agenor Gomes. Cheguei a conversar sobre a sua brilhante carreira de jogador do América de BH, sobre os gols marcados contra o galo (era um exímio atacante) e as travessuras aprontadas com o goleiro Kafunga do Atlético Mineiro, polêmico comentarista esportivo da TV Itacolomi.

Pena que não pudemos prestar homenagens póstumas.

Comentários

  • Author

    Fiquei muito emocionada ao ler o comentário sobre o meu pai,agradeço os elogios,era um homem mutio maravilhoso ,nós todos nos orgulhamos dele ,um pai de ouro.Agradecimentos sinceros de todos da família de Elbert Furtado de Souza,que ele lá no céu junto com os anjos e amigos jogadores de uma época que se jogava futebol com amor.Edwirges Furtado de Souza ,abraços a todos desta cidade que tanto nos lembra a nossa origem e nos faz recordar momentos de intensa felicidade.


Deixe um comentário

Faça o login e deixe seu comentário