Músico mineiro Pacífico Mascarenhas, o homenageado do 12º DuoJazzFestival - Tiradentes


Cultura

José Venâncio de Resende0

Vem aí o 12º Duo Jazz Festival de Tiradentes.

Em atualização 

O músico e compositor brasileiro Pacífico Mascarenhas será o homenageado do 12º Duo Jazz Festival, que acontece este ano, entre os dias 1º e 4 de agosto, na cidade de Tiradentes, microrregião dos Campos das Vertentes com sede em São João del-Rei. O evento é organizado pelo músico Vicente Martins Filho.

Mineiro de Belo Horizonte, Pacífico Mascarenhas foi um dos principais integrantes da Turma da Savassi nos anos 1950, que se dedicava a fazer serenatas para as moças e namoradas. No início dos anos 1960, resolveu formar o Conjunto Sambacana, do qual também participou outro compositor destacado, Roberto Guimarães.

As obras de Pacífico Mascarenhas são especialmente bossa-novistas, o que estabeleceu uma ponte considerável entre Rio de Janeiro e Minas Gerais nos anos 1960. A partir daí, o músico mineiro foi gravado por uma série de artistas famosos, de Luiz Eça a Cliff Korman e recentemente Jorge Cutello da Argentina.

Pacífico também foi responsável por abrir as portas do mundo musical a Joyce, que viria a se destacar na Bossa Nova anos mais tarde, e também a Milton Nascimento, principal expoente do famoso Clube da Esquina.

Fonte: Wikipedia

Deixe um comentário

Faça o login e deixe seu comentário