Novos prefeitos tomam posse em 17 municípios da microrregião das Vertentes


Política

José Venâncio de Resende*0

Lagoa Dourada - O novo prefeito Ganguru e o ex Antônio Mangá durante a posse.

Como ocorreu em todo o Brasil, 17 prefeitos – ao lado de vices e vereadores - da microrregião dos Campos das Vertentes, com sede em São João del-Rei, assumiram seus cargos no primeiro dia de 2017, com a difícil missão de governar em época de crise. Prefeitos já testados em períodos anteriores, prefeitos reeleitos e prefeitos eleitos pela primeira vez, todos terão a oportunidade de mostrar serviço nos próximos quatro anos.

A população que foi às urnas nas últimas eleições agora terá a oportunidade, senão a obrigação, de acompanhar – e fiscalizar - o trabalho destes prefeitos, quer através das sessões das Câmaras Municipais e diretamente nas unidades da prefeitura – uma vantagem das cidades interioranas – quer por meio de outros meios como mídia (jornais, rádios, redes sociais) e associações da sociedade civil.

Entre os prefeitos que tomaram posse este mês, Manoel Geraldo de Resende, o Canguru, e seu vice, Alex Magno Goddi, assumem a prefeitura de Lagoa Dourada. O novo prefeito faz parte do mesmo partido e grupo político de Antônio Mangá que administrou o município nas duas últimas gestões. Também foram empossados os vereadores Vinicius, Poloca, Márcio Simeão, Lili, Zé Miguel, Resemary, Virgilio, Nelio e Adãozinho, que compõem a nova Câmara Municipal.

Em São Tiago, Denilson Reis voltou à prefeitura, desta vez com Marino da Assunção Coelho de vice. "O protagonismo do desenvolvimento não é só do chefe do executivo, essa é uma centralização equivocada. O modelo democrático de gestão pública requer a participação da sociedade", afirmou Denilson durante a solenidade de posse. O vereador Vanderlei Cardoso foi escolhido para presidir a Câmara Municipal no próximo biênio. 

Em Santa Cruz de Minas, a população manteve à frente da prefeitura Sinara Campos, que tomou posse este mês ao lado do vice Aldo Batista. A Câmara Municipal será presidida pelo vereador Eduardo Araújo.

 

*Colaboraram: Nayana Carvalho, Douglas Caputo e Betânia Resende.

Deixe um comentário

Faça o login e deixe seu comentário