O estudante de Direito da UFMG, Paulo Vinicius Resende, indica a série “As Crônicas de Gelo e Fogo”, escrita pelo romancista e roteirista norte-americano George R. R. Martin


Vc no JL

Paulo Vinicius Resende0

fotoPaulo Vinicius

“São raros os livros que não merecem ser indicados para a leitura, mas depois de muito refletir, optei por falar um pouco das ‘Crônicas do Gelo e Fogo’, vulgo ‘Game of Thrones’. Ainda que a maioria conheça mais a série televisiva, o primeiro livro – A Guerra dos Tronos – foi lançado muito antes, em 1996, por George R. R. Martin.

O livro é literatura fantástica ‘medieval’, que conta com intrigas, amores, paixões, que colocam em xeque princípios éticos e morais. A história versa sobre Senhores Monarcas que compõem o reino de Westeros (e demais continentes), que lutam por sua legitimidade em ocupar o trono de ferro (e outros acontecimentos que irão desdobrar-se durante toda a saga) e a sobrevivência contra os Outros, pois, ‘o inverno está chegando’. Os livros são recheados de lendas, mistérios, criaturas pitorescas que perpassam por personagens céticos e temerosos. A princípio, vê-se um livro como tantos outros num mercado saturado de literatura fantástica desde a clássica saga de ‘O Senhor dos Anéis’, todavia é um livro que se destaca dentre tantos. A singularidade da saga dá-se pela genialidade do autor, que consegue fazer qualquer um abster-se da realidade do mundo e entregar-se ao universo criado por ele. É uma história que contém as mais inesperadas reviravoltas, que despertam vínculos de afeto e ódio com cada um dos personagens. São livros densos, confesso, mas tenho convicção de que cada minuto empregado aos livros vale muito a pena”.

Deixe um comentário

Faça o login e deixe seu comentário