A funcionária pública, jornalista e blogueira Janete Helena indica a série norte-americana “Grimm”, criada por David Greenwelt e Jim Kouf


Vc no JL

Janete Helena0

fotoJanete Helena

“Os contos de fadas criados pelos IRMÃOS GRIMM não foram sempre fofinhos e encantadores como os que hoje contamos para as crianças na hora de dormir. Eles foram baseados em lendas de monstros e eram verdadeiros contos de terror com muito sangue e maldade. O mundo retratado pelos Grimm era assustador, mas as histórias foram alteradas ao longo dos séculos. No seriado, nada é lenda, todos os monstros e histórias dos Irmãos Grimm são reais. Neste contexto, o investigador Nick Burkhardt se descobre descendente da família Grimm e sua vida vira de cabeça pra baixo. Como um Grimm, ele é o único que consegue enxergar os monstros que caminham livremente entre nós e evitar que façam mal aos humanos.

Concebida nos moldes do roteiro de SUPERNATURAL, a famosa saga dos irmãos Winchester, GRIMM mistura realidade com lenda e conta a história original, nua e crua, de cada conto de fada conhecido hoje. Nick se serve da herança de diários e publicações de seus antepassados para salvar o dia e manter o equilíbrio entre os mundos real e sobrenatural. Pode-se dizer que é um seriado de terror leve, mas o suspense é viciante, especialmente quando ele precisa matar os monstros que só ele enxerga com armas pouco ortodoxas. Sozinho com seu segredo, Nick vive sua sina em segredo e convive com o medo do perigo a que seus entes queridos estão sujeitos.

Novato na caminhada de caçar e matar coisas, ele conta com a ajuda de um fiel escudeiro, um monstro ‘recuperado’ chamado Monroe que dá um tom de piada aos episódios. É Monroe quem o guia a princípio e se torna seu confidente quando ele não consegue entender sua missão e tudo o que o espera. Cada episódio trata de um conto diferente, o que cria a curiosidade de conhecer a história original, sem as fofices inventadas e incorporadas posteriormente. A relação de Nick com Monroe também faz refletir sobre a concepção que temos de bem e mal. Eles conseguem criar laços de confiança, mesmo que a lógica da realidade os coloque em lados opostos numa batalha de vida ou morte.

Apesar de não estar entre as mais bem avaliadas, a série cumpre bem o que se propõe e traça um paralelo interessante entre realidade e lenda, entre conto de fada e conto de terror. Dos mesmos criadores de Buffy, a Caça-Vampiros e de seu Spin-off, Angel, GRIMM também foge dos habituais temas bem avaliados do momento, ou seja, nada de drama ou complexidade de personagens. Boa pedida pra quem quer um pouco de suspense, terror e comédia”.

Deixe um comentário

Faça o login e deixe seu comentário