Resende Costa e Vila do Porto (Ilha de Santa Maria) podem tornar-se cidades-irmãs

Há cerca de 300 anos, o primeiro Resende de Minas Gerais emigrou da Ilha de Santa Maria, no arquipélago português dos Açores, instalando-se em Lagoa Dourada.


Cultura

José Venâncio de Resende1

Daniel (esquerda) e Carlos Rodrigues (fundo), em conversa com Guilherme (Foto: Lúcia H. B. Rezende).

Atualizado em 05/06/2018 

A Assembleia do Concelho de Vila do Porto, na Ilha de Santa Maria, arquipélago dos Açores, Portugal, vai apreciar proposta de acordo de cidades-irmãs com Resende Costa, município situado na região dos Campos das Vertentes, Minas Gerais, Brasil. O Concelho de Vila do Porto é composto por cinco freguesias: Vila do Porto, São Pedro, Almagreira, Santo Espírito e Santa Bárbara.

A informação é do professor Guilherme Rezende, aposentado da UFSJ (Universidade Federal de São João del-Rei), que participou de encontro, no dia 1º de junho, com o presidente da Câmara Municipal de Vila do Porto, Carlos Rodrigues, e o presidente da Freguesia de Santa Bárbara, historiador, poeta e escritor Daniel Gonçalves. Durante a reunião, Guilherme enfatizou os motivos para o estreitamento de relações entre a Ilha de Santa Maria e os municípios de Resende Costa e Lagoa Dourada.

Guilherme ressaltou que dezenas de milhares de Resendes dessa região do Estado de Minas Gerais descendem diretamente do mariense João de Rezende Costa, que emigrou jovem para o Brasil em princípios do século 18 (1716/18) e se estabeleceu no atual município de Lagoa Dourada (MG), região dos Campos das Vertentes. João casou-se em 1726, em Prados, com Helena Maria de Jesus, uma das chamadas Três Ilhoas (naturais da Ilha do Faial) que deram origem às famílias Resende, Carvalho e Junqueira.

João é pai de José de Resende Costa, fundador do Arraial da Lage – atual Município de Resende Costa -, e avô de José de Resende Costa, filho, nascido em 1765, ambos participantes do movimento denominado Inconfidência Mineira. A família Resende Costa, ou simplesmente Resende, tem vasta descendência não apenas em Minas Gerais mas em todo o Brasil, e mesmo em países como Cabo Verde e Angola e no continente português.

Segundo Guilherme, Carlos Rodrigues expressou seu interesse por esse vínculo genealógico e cultural tão relevante e informou que em breve terá uma definição. Já Daniel Gonçalves confessou sua admiração e simpatia por Minas Gerais, “um lugar que amo mesmo sem conhecer”.

A proposta

A proposta, de autoria do vereador Paulinho Daher, visa declarar cidades-irmãs Vila do Porto e Resende Costa, tendo como base acordo internacional de cooperação cultural entre Brasil e Portugal. Espera-se que a iniciativa seja oportunamente transformada em projeto de lei, a tramitar nas casas legislativas dos dois municípios. 

O objetivo principal é o de promover o maior intercâmbio e aproximação entre as duas cidades, especialmente no âmbito das relações culturais, sociais e econômicas. Entre objetivos específicos, destacam-se: busca do fortalecimento dos laços de amizade; acordos e programas de ação com o fim de fomentar o mais amplo conhecimento recíproco; troca de informações e difusão em ambas as comunidades das obras culturais, turísticas, desportivas, políticas e culturais, que respondam a seus respectivos interesses; realização de acordos bilaterais visando à troca de conhecimentos sobre as raízes étnicas, folclóricas e musicais; facilitação dos contatos entre empresas ou instituições interessadas; e convênios, através de programas e projetos de colaboração nos diferentes campos de atuação.

LINKS RELACIONADOS:

- Resendes da Ilha Santa Maria podem ter origem nos Curvello da Espanha - https://www.jornaldaslajes.com.br/integra/resendes-da-ilha-santa-maria-podem-ter-origem-nos-curvello-da-espanha/1078/

- PORTUGAL: artesanato de retalhos, ponte entre Ilha Santa Maria (Açores) e Resende Costa (MG) - https://www.jornaldaslajes.com.br/integra/portugal-artesanato-de-retalhos-ponte-entre-ilha-santa-maria-acores-e-resende-costa-mg-/1064/

 

 

 

 

Comentários

  • Author

    Parabéns!
    Fico muito satisfeito com esta parceria, que espero complementar regionalmente, como descendente de açorianos da Ilha Terceira.
    Cordialmente,
    Omar Osorio Cordeiro
    Homestay Tiradentes Alto da Torre
    (Mini Lodging & Coworking Events)
    32 98819-1356 32 99995-5920


Deixe um comentário

Faça o login e deixe seu comentário