110 anos de emancipação de Resende Costa

Luana Chaves0

Apresentações musicais, solenidades cívicas e culturais marcaram as comemorações do aniversário de 110 anos de emancipação política de Resende Costa no dia 2 de junho de 2022. Neste ano, os eventos comemorativos se estenderam entre os dias 1º e 5 de junho.

 

História

Considera-se que o povoamento que deu início ao antigo Arraial da Lage, atual Resende Costa, teve início em 1749 com a construção de uma capela - onde atualmente se encontra a igreja Matriz de Nossa Senhora da Penha de França - tendo em volta algumas casas, pertencentes às primeiras famílias do arraial, como a dos inconfidentes José de Resende Costa pai e filho e a casa do Padre Toledo.

Em 2 de junho de 1912, sob a liderança do influente fazendeiro e político local, Coronel Francisco Mendes de Resende, o então distrito da Lage se emancipou do município de Tiradentes, conquistando autonomia política e administrativa.

 

Capital Mineira do Artesanato Têxtil

Recentemente, Resende Costa foi agraciada pelo governo do estado, que sancionou a lei estadual 23.770/2021, de autoria do deputado estadual Cristiano Silveira, concedendo a Resende Costa o título oficial de “Capital Mineira do Artesanato Têxtil”. Com o título e a indicação de procedência do seu artesanato, concedido pelo Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI), o município tende a se fortalecer ainda mais como referência regional para o turismo e o comércio.

Deixe um comentário

Faça o login e deixe seu comentário