Academia de Letras de São João del-Rei recebe visita de Milton Hatoum

André Eustáquio0

O escritor amazonense foi o homenageado do 13º FELIT

São João del-Rei, Tiradentes e Santa Cruz de Minas sediaram, entre os dias 18 e 22 de setembro, o 13º FELIT (Festival de Literatura). A programação do evento contou com diversas atividades culturais, dentre elas, mesas redondas, atividades infantis, feiras de livros, oficinas, rodas de conversas, exposições temáticas e circuito gastronômico. Neste ano, o FELIT homenageou o amazonense Milton Hatoum, considerado um dos maiores escritores contemporâneos do Brasil.

O autor dos premiados romances “Dois Irmãos” e “Cinzas do Norte” visitou, no dia 19, a Academia de Letras de São João del-Rei para um encontro com os acadêmicos. Milton Hatoum foi recebido pela presidente da Academia, Zélia Maria Leão Terrell. O acadêmico e escritor resende-costense Evaldo Balbino saudou, em nome da ALSJDR, Milton Hatoum com o discurso “Homenagem a Milton Hatoum — literatura, estética e as vozes das diferenças”. “Foi um imenso prazer conhecer pessoalmente o autor de ‘Dois Irmãos’”, disse Evaldo.

 

Paixão pela literatura mineira

Milton Hatoum dirigiu-se aos acadêmicos da ALSJDR, revelando sua profunda admiração pela literatura mineira e por Minas Gerais. Segundo Hatoum, “a literatura mineira está no centro da literatura brasileira”. Ele destacou poetas, romancistas, cronistas e ensaístas mineiros de grande importância para a literatura brasileira. “Não há nada mais importante do que João Guimarães Rosa, autor de ‘Grande Sertão – Veredas’, que se equipara aos grandes escritores do Ocidente, como Proust, Thomas Mann etc. A obra de Rosa nos obriga a ser humildes”, afirma Hatoum.

Para Milton Hatoum, tradutor, autor de romances e contos, “escrever (um romance) é um trabalho duro, brutal, cansativo e diário, que extenua o escritor.” Ao falar sobre os grandes nomes da literatura ocidental, Hatoum disse que, se pudesse sugerir algo aos jovens escritores, diria a eles para “olhar sempre para o passado e reverenciar os autores clássicos”.

O escritor amazonense não esconde sua paixão por Minas Gerais, especialmente pelas cidades históricas do estado. “Minas é o artesanato, as cidades históricas, a arquitetura modernista da Pampulha que deságua em Brasília com Niemeyer”.

Hatoum participou da 1ª edição do FELIT e revelou que conhece todas as cidades históricas de Minas. “Eu trouxe meus filhos a São João del-Rei a fim de conhecerem a cidade. Já vim aqui também com a minha esposa e sempre que posso venho a Minas Gerais”, disse ele, reafirmando a alegria por ter sido convidado a visitar a Academia de Letras de São João del-Rei.

Deixe um comentário

Faça o login e deixe seu comentário