Cavalgada do Batom comemora Bodas de Prata

André Eustáquio0

Uma bonita história de mulheres que amam a vida no campo, a natureza, o pó da estrada, a beleza das florestas, boas risadas, rédea firme conduzindo seus cavalos pelas trilhas do campo, sentindo o cheiro do capim, apreciando as flores, o barulho do vento. Será essa uma definição para a Cavalgada do Batom? Para quem ama andar a cavalo não existe definição fiel para o que seja cavalgar. “É muito, muito bom, é modo de ser feliz, é vida que se tem nas mãos, no coração, é gosto gostoso de liberdade, é sensação de terra, verde, cheiro do mato perfumando a alma”, assim resume uma amazona participante e fundadora da Cavalgada do Batom.

Em setembro último, a Cavalgada do Batom completou 25 anos. As amazonas não poderiam deixar essa data passar sem ser comemorada. E teria que ser uma celebração em grande estilo. Montadas a cavalo com suas blusas rosa, botas, lencinho no pescoço, chapéu, unhas pintadas de rosa, muito batom rosa sendo retocado a cada curva do caminho. Assim as amazonas iniciaram percurso no bar do Antônio Geraldo, no bairro São José. “Saímos do bar do Antônio Geraldo, demos uma volta na Avenida Gonçalves Pinto (centro de Resende Costa) e fomos em direção ao Beco do Açude, com divertidas paradas para a cerveja. E então seguimos em direção ao Sítio Carioca, de propriedade de uma das fundadoras da cavalgada. Lá fizemos uma parada maior, com lanche, música boa e cerveja gelada”, contou ao JL uma das participantes do grupo e organizadora da cavalgada.

Após a parada no Sítio da Carioca, as amazonas montaram novamente em seus cavalos e seguiram em direção ao Restaurante Canto do Mato, marco final do percurso. “No Canto do Mato, pudemos apreciar um bom e animado show da cantora Bruna Assis, junto com nossos maridos e familiares”.

 

O início

Um encontro na cozinha da bela e histórica Fazenda do Pinhão, município de Resende Costa, deu início a uma ideia que se tornou projeto e se concretizou em um evento que vem, nesses 25 anos, celebrando a amizade. Assim surgiu a Cavalgada do Batom, que reúne, anualmente, um grupo de amigas que compartilham entre si a paixão por andar a cavalo. “Se os homens fazem cavalgada, por que nós não fazemos? Com o tempo, foram saindo algumas amazonas e outras chegaram. E com isso, foram-se 25 anos”, disse uma das fundadoras da tradicional cavalgada.

A Cavalgada do Batom não celebra somente a amizade entre as amazonas. Todas elas cultivam também um profundo respeito e carinho pelos animais. Na Cavalgada do Batom, o cuidado com os cavalos é um compromisso seguido por todas.  “É só alegria, é rédea firme e solta, sem esporas no pé, sem chicotes e muito carinho com seus cavalos”, resume uma amazona.

Deixe um comentário

Faça o login e deixe seu comentário