Cel. Xavier Chaves promove 1º seminário turístico e espera alavancar desenvolvimento

Air Souza Resende, especial para o JL*0

Com o lema “Construindo um futuro para a nossa cidade”, a prefeitura municipal de Coronel Xavier Chaves realizou dia 18 de março o 1º Seminário para o Desenvolvimento Turístico de Coronel Xavier Chaves. O evento teve a finalidade de fomentar o empreendedorismo e desenvolver a economia local, conforme foi enfatizado na abertura pelo prefeito Fúvio Olimpio de Oliveira Pinto.

Entre os palestrantes, Chaira Araujo, do SENAC (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial), e Francilene Chagas, diretora da Escola SENAC, compartilharam seus conhecimentos sobre o desenvolvimento das habilidades do empreendedor. Já o analista técnico do SEBRAE, professor Gustavo de Freitas Magalhães, apresentou os serviços que aquela entidade pode oferecer para o desenvolvimento dos empreendimentos. Pela Trilha dos Inconfidentes, Marcus Vinicius da Costa Januário explicou como funciona a parceria com as cidades integrantes.

Por fim, o empresário e ex-prefeito da cidade de Tiradentes, Ralph Justino, falou de sua experiência com o turismo e da história de sucesso da atividade turística em Tiradentes.

Grupos de trabalho

Nos trabalhos em grupos, os participantes apresentaram sugestões para a dinamização das atividades turísticas, em benefício do desenvolvimento econômico do Município, já conhecido pela qualidade da sua cachaça, escultura em pedra, bordados, abrolhos e queijo.

O prefeito Fúvio fez um balanço positivo do seminário, demonstrando satisfação pela presença de grande número de pessoas. Salientou que o público presente mostrou-se muito interessado, tanto que as pessoas participaram ativamente dos grupos de trabalho, apresentaram inúmeras propostas e permaneceram até o final. Disse esperar que os participantes absorvam as propostas apresentadas e que surjam novos empreendimentos para o desenvolvimento turístico e econômico do município.

O empresário Nando Chaves, ex-presidente do Conselho de Turismo de Coronel Xavier Chaves e proprietário do engenho mais antigo de Minas Gerais, que fabrica a cachaça Século XVIII, disse que a iniciativa da prefeitura foi muito boa e tem esperança de resultados positivos.

Ralph Justino manifestou-se otimista com o seminário e acredita que muito brevemente os resultados vão aparecer na forma de maior visibilidade do município de Coronel Xavier Chaves.

*Colaboração: José Venâncio de Resende

Deixe um comentário

Faça o login e deixe seu comentário