Coral e Orquestra Mater Dei abrilhanta missa solene de Santa Cecília

André Eustáquio0

No dia 20 de novembro último, foi celebrada, na igreja matriz de Nossa Senhora da Penha de França, missa solene de Santa Cecília, considerada pela Igreja Católica padroeira dos músicos. A iniciativa de realizar a celebração em Resende Costa partiu do Coral e Orquestra Mater Dei, cuja padroeira é Santa Cecília, e contou com o apoio do administrador paroquial, padre Plínio Almeida, que presidiu a cerimônia.

A solenidade, inédita nos tempos atuais em Resende Costa, contou com a apresentação à comunidade da imagem de Santa Cecília, pertencente ao Coral e Orquestra Mater Dei e que se encontra em um oratório montado na sede da orquestra. “A imagem é uma obra exclusiva, em estilo barroco, feita no ateliê do artista Wellington Reis e foi benzida no dia 1° de setembro deste ano, na sede da instituição, pelo padre Ermínio Ignácio”, disse Wagner Barbosa, regente do Coral e Orquestra Mater Dei.

O repertório foi escolhido especialmente para a ocasião e teve estreia de obras inéditas, conforme explicou Wagner Barbosa: “Foram executadas obras dos resende-costenses Christóvam Gonçalves Pinto, Elvis Washington Reis, Orestes Gustavo José de Resende e Wagner Barbosa, além de obras dos são-joanenses Pe. José Maria Xavier e Geraldo Barbosa de Souza, e outras obras de autoria desconhecida”. O solo ao pregador “Jesu Corona Virginum”, de Orestes Gustavo, e o coro processional “Cantatibus Organis”, de Wagner Barbosa foram compostos especialmente para a celebração pelos dois integrantes do Coral e Orquestra Mater Dei, sendo executados pela primeira vez durante a missa. “A Orquestra Mater Dei, além de executar obras de compositores já consagrados no meio musical, tem o privilégio de executar obras compostas na atualidade para o grupo, pelos próprios membros. Obras de alto nível que contribuem para a construção da identidade do conjunto”, destaca o regente.

 

Entronização

Após a celebração, a imagem de Santa Cecília foi levada da igreja matriz para a sede da orquestra, onde foi entronizada no oratório criado especialmente para ela. Houve uma pequena confraternização para os músicos presentes,com o intuito de comemorar a data importante para o Coral e Orquestra Mater Dei.

“Para mim, é uma alegria enorme poder, nesta data tão significativa para os músicos, reger o Mater Dei que tanto se dedica à música em nossa cidade desde o século XIX. É muito satisfatório ver o crescimento de cada um, a união do grupo e o resultado da soma dos talentos e dos esforços dos músicos, que são os pilares do Coral e Orquestra Mater Dei. Resende Costa, com certeza é, além da cidade do artesanato, a cidade da música. Por isso, devemos valorizar esse título e os que o fazem”, conclui o maestro Wagner Barbosa.

Deixe um comentário

Faça o login e deixe seu comentário