Festa em honra a Nossa Senhora do Rosário

Luana Chaves e Vitória Cristina0

A Festa de Nossa Senhora do Rosário é uma importante celebração da fé e de valorização da cultura popular de Resende Costa. De acordo com o calendário da Igreja Católica, Nossa Senhora do Rosário é celebrada no dia 7 de outubro, mas, em Resende Costa, a solenidade com participação dos congados e procissão acontece, anualmente, no primeiro domingode novembro.

A Festa do Rosário reúne pessoas (congadeiros, turistas, devotos de Nossa Senhora) vindas de diversas cidades da região para saudar a Virgem Maria. Além da religiosidade, a festa possui um forte apelo cultural por celebrar as raízes e as tradições dos povos afro-brasileiros e sua história de resistência. As batidas dos tambores anunciam a passagem dos congados, o som das latinhas amarradas nos pés dos congadeiros marca o ritmo do cortejo, o estandarte dos santos abre passagem para o grupo que reverencia a Virgem Maria. Na chegada da procissão à igreja, uma saudação respeitosa marca a despedida dos congados à imagem da Virgem do Rosário. Esse ritual se repete há séculos, superando o tempo e passando de geração em geração.

 

Programação

Neste ano, as solenidades da Festa de Nossa Senhora do Rosário de Resende Costa aconteceram entre os dias 31 de outubro e 3 de novembro, com celebrações na igreja dedicada a Nossa Senhora. Na praça Coronel Sousa Maia (Largo do Rosário), houve shows à noite, com destaque para os artistas sertanejos, e movimento de barraquinhas.

No domingo, 3 de novembro, Dia Maior da Festa em honra a Nossa Senhora do Rosário, o movimento começou cedo no Largo do Rosário com a chegada das bandas de congado. Ao todo, 31 ternos de congado, vindos de diversas cidades e comunidades rurais da região, participaram da festa. Às 10h aconteceu a celebração da santa missa “sertaneja”, com participação da Banda Chá Preto. Às 15h teve início a missa campal na praça Coronel Sousa Maia, com a participação das bandas de congado. Logo após a missa, os fiéis devotos de Nossa Senhora do Rosário, de São Benedito e de Santa Efigênia saíram em procissão pelas ruas do centro da cidade. Os congados também acompanharam a procissão. Após a chegada da procissão à igreja do Rosário, a Banda Chá Preto realizou o show de encerramento da festa.

Abaixo, fotos da Festa do Rosário 2019 feitas pela fotógrafa e repórter do JL, Vitória Cristina.

Deixe um comentário

Faça o login e deixe seu comentário