Luau nas Lajes, realizado entre os dias 11 e 13 de outubro, completou 10 anos

Por : Luana Chaves0

O “Movimento Luau nas Lajes” convidou a população a experimentar e redescobrir o ambiente do Mirante das Lajes de Cima, proporcionando novas vivências no cenário urbano e cultural de Resende Costa. O evento, realizado entre os dias 11 e 13 de outubro de 2019, agregou gastronomia (bares e Food Trucks serviram comida e cerveja artesanal) a uma programação extensa e diversificada, com shows musicais, oficinas, contação de histórias, exposições e outras experiências.

Programação

A programação do Luau das Lajes 2019 foi totalmente gratuita. Na sexta-feira (11), a agenda musical teve início com o show do cantor Luís Paulo; em seguida, Ângelo e Cristian, Banda Mitts. A Banda Auêra fechou a noite de sexta-feira no Mirante das Lajes.

No sábado (12), o Luau contou com a participação do Coral Pretas Presentes, do violeiro Neuci, Banda Chá Preto, Xote Pisa Maneiro, Tear de Cordas e banda de Rock Alieniid, de São João del-Rei, que encerrou a noite.

No domingo (13), o evento ofereceu uma programação especial para as crianças. Bem cedinho, Manaíra Satil ministrou uma sessão de Yoga. Houve ainda contação de histórias com Adriana Aragão, que ressaltou a importância da educação patrimonial. A programação de domingo seguiu com exposições de suculentas, violas artesanais e cerâmica. Aconteceu também apresentação de dança circular e Slack Line, audição musical dos alunos da Escola de Música Vibratos e oficina de fotografias.

O Dj Fox encerrou a programação do Luau nas Lajes, na tarde de domingo, tendo no horizonte um belo pôr do sol.

Movimento Luau nas Lajes

O Luau nas Lajes é realizado pela ONG IRIS (Instituto Rio Santo Antônio) e pelo MAC (Movimento Arena Cultural), com o apoio da Prefeitura, Câmara Municipal e do comércio de Resende Costa. A edição 2019 do Luau nas Lajes comemorou 10 anos do movimento que já é um marco na cultura resende-costense.

O jornalista Fernando Chaves, membro do IRIS, ex-secretário municipal de Turismo, Artesanato e Cultura, conversou com o JL sobre a importância do Luau nas Lajes para Resende Costa: “Além de proporcionar entretenimento e um contato mais íntimo entre a natureza, o espaço urbano e a população, o Luau fomenta discussões importantes para a sociedade resende-costense, tais como: a utilização conveniente do espaço público, a acessibilidade, a valorização da classe artística do município, o direito de acesso à cultura, o respeito à diversidade e a preservação ambiental. Desde o início, o Luau coloca em pauta a necessidade de uma revitalização urbanística do Mirante das Lajes. Apesar da demora, hoje temos a notícia de que o poder público municipal está se empenhando juntamente com o Conselho Municipal de Patrimônio e Cultura, e temos o projeto arquitetônico (de revitalização do Mirante) em fase de finalização, com perspectiva de execução em breve”.

Ocupar e viver a cidade em todas as suas formas. Esse é um dos lemas do Movimento Luau nas Lajes.

Deixe um comentário

Faça o login e deixe seu comentário