Enfrentamento da pandemia da Covid-19 em Resende Costa

“O uso de máscara, álcool em gel, lavar as mãos e manter distanciamento social continuam essenciais. A situação será considerada favorável somente a partir de um percentual de 70% da população ter sido vacinada”


Vanuza Resende


fotoJosé Luiz de Resende, secretário municipal de Resende Costa (Foto: Cássio Almeida)

O enfermeiro José Luiz de Resende assumiu a Secretaria Municipal de Saúde de Resende Costa no último dia 01 de janeiro, tendo como missão dar continuidade ao trabalho da pasta no enfretamento da pandemia da covid-19 no município. Graduado em enfermagem, o novo secretário é especialista em unidade de terapia intensiva, urgência e emergência e em obstetrícia. Já atuou como enfermeiro supervisor na Santa Casa de São João del-Rei, enfermeiro responsável técnico no hospital Cassiano Campolina em Entre Rios de Minas e professor/supervisor universitário no Uniptan em São João del-Rei.

Nesta entrevista ao JL, José Luiz fala sobre as demandas atuais da pasta e as ações de enfretamento da pandemia da covid-19, incluindo a chegada de vacinas contra a doença.

 

Qual é a sua avaliação sobre a situação de enfretamento à pandemia da covid-19 em Resende Costa? Em comparação com muitos municípios da Macro Centro-Sul, o diagnóstico situacional da pandemia em Resende Costa se mostra favorável. Apesar das inúmeras ações profiláticas adotadas pelo município, hoje contabilizamos apenas dois óbitos, o que não deixa de ser lamentável, claro! Ressalto que nosso plano de contingência consta de várias ações de enfrentamento. No momento, temos como foco o Lar São Camilo, onde intensificamos nossas ações junto à administração da ILPI ( Instituição de Longa Permanência para Idosos).

 

De acordo com o boletim epidemiológico, emitido pela Secretaria Municipal de Saúde no dia 27 de janeiro, apenas 48,22% das notificações eram testadas. Você considera suficiente o número de testes aplicados nos pacientes que foram notificados? Já foram realizados mais de 2 mil testes rápidos desde o início da pandemia no município, sendo esses aplicados em pacientes notificados, profissionais da saúde, população economicamente ativa e vulneráveis. Porém, os resultados negativos no teste rápido não são contabilizados no boletim epidemiológico, de acordo com Nota Técnica da Secretaria Estadual de Saúde. Os descartados no boletim são somente por exame laboratorial (RT PCR).

 

Qual o número de testes disponíveis em Resende Costa? Gostaria de ressaltar que não se trata de estocar testes. Temos um quantitativo suficiente para atender a demanda. À medida que precisamos, bastar fazer solicitação que recebemos em tempo hábil. Tranquilizo a população sobre a realização dos testes: todos aqueles que porventura precisarem fazer o exame serão atendidos sem atropelos.

Condições que nos permitem realizar exames:

  • RT-PCR é realizado em sintomáticos após prescrição médica e enviado para FUNED. O kit de coleta é enviado continuamente pela regional de saúde de acordo com a demanda.
  • Teste rápido é feito no final do isolamento ou quando o paciente procura atendimento já com pelo menos 10 dias do início dos sintomas.

 

A Secretaria Municipal de Saúde recebe resultados de exames de laboratórios particulares de outros municípios que realizam os testes? Por exemplo, se um resende-costense realiza o teste em um laboratório particular em São João del-Rei e testa positivo, a confirmação é registrada no boletim? Como é feito esse controle? Sim. Qualquer cidadão pode procurar laboratório particular, independente do município. No caso de positivar, ele será cadastrado no sistema e encaminhado para nossas unidades de saúde para as condutas pertinentes. Nesse caso, serão realizados uma busca ativa e o monitoramento de todos os envolvidos. Todos os laboratórios particulares devem lançar os exames positivos no sistema do governo e assim podemos fazer o monitoramento constante do sistema. É fundamental que o paciente nos comunique logo que realizar o exame.

 

Tivemos dois óbitos registrados em Resende Costa até o dia 27 de janeiro. As duas pessoas que morreram eram pacientes do Lar São Camilo? Como estão os cuidados com o Lar? Lamentavelmente tivemos dois óbitos no Lar. Esclareço que a Secretaria Municipal de Saúde, juntamente com a Regional de Saúde e Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (CIEVS) da Secretaria de Saúde do Estado, estão acompanhando desde a primeira notificação. Todas as medidas sanitárias, diagnóstico e atenção à ILPI estão sendo realizados em conjunto com os responsáveis pela instituição.

 

Uma vez que Resende Costa foi um dos pequenos municípios da região que mais recebeu doses da Coronavac, que chegaram no dia 19 de janeiro para a GRS de São João del-Rei, os idosos e os profissionais do Lar serão contemplados também?

As orientações recebidas para as primeiras doses de vacina não contemplavam as ILPI’s. A prioridade era para os profissionais de saúde da linha de frente, uma vez que o número de doses era insignificativo para atender esse contingente específico. Além disso, já havia um óbito em investigação na instituição, no que isso iria infringir o protocolo de imunização.

 

Como foi a distribuição das doses? Quantos profissionais de quais setores receberam a vacina? 47 profissionais de linha de frente que estão em contato direto com caso suspeito/positivo do Hospital Nossa Senhora do Rosário; 8 motoristas de ambulância; 7 profissionais do SAMU; 20 profissionais de saúde em contato direto com caso suspeito/positivo da atenção básica.

 

Como será a distribuição das novas doses que devem chegar ao município? Serão destinadas à continuidade de imunização dos profissionais de saúde e à ILPI, no caso o Lar São Camilo. Caso venha número superior ao esperado, seremos conduzidos pelas orientações da GRS – Gerência Regional de Saúde.

 

Mesmo com a chegada da vacina, as autoridades se preocupam com a pandemia, que ainda não tem data para acabar. Fale sobre a importância dos cuidados contra a doença que devem ser mantidos pela população. Trata-se de um momento muito importante nisso tudo que estamos vivendo. As pessoas que já foram imunizadas pelas duas doses ainda terão que manter todas as profilaxias preconizadas pelo Ministério da Saúde: o uso de máscara, álcool em gel, lavar as mãos e manter distanciamento. Só será considerada favorável uma situação a partir de um percentual de 70% da população já tendo sido vacinada.

 

*As perguntas foram enviadas para o secretário de Saúde no dia 28 de janeiro, sendo respondidas no dia 01 de fevereiro. Infelizmente no dia 02, dia de fechamento desta entrevista, o município de Resende Costa já havia confirmado o terceiro óbito pela doença.

Deixe um comentário

Faça o login e deixe seu comentário