A base também é de aço

SUB-14, SUB-15 e SUB-17 do Atlhetic Club, de São João del-Rei, disputam a primeira divisão do Campeonato Mineiro


Esporte

Vanuza Resende0

fotoGarotos do SUB-17 comemorando um dos 22 gols marcados na competição. Foto divulgação Athletic

Depois de encerrado o Campeonato Mineiro da primeira divisão, a Federação Mineira de Futebol (FMF) continua com as competições pelo estado. Entre elas, os campeonatos de base. Os campeonatos Sub-15 e Sub-17 começaram no dia 23 de março e, entre as 16 equipes inscritas, uma representa a região Campo das Vertentes: o Athletic Club, de São João del-Rei.

Além do Athletic, disputam o campeonato as três maiores equipes de Minas: América, Atlético e Cruzeiro, ao lado de Minas Boca, Boston City, Betim Futebol, Inter São Gotardo, Uberabinha, Dínamo, Futgol, Funorte, AD Frigoarnaldo e Santa Cruz. A equipe Novos Horizontes se inscreveu, mas desistiu de participar. Por isso, os confrontos contra essa equipe foram ganhos pelos adversários por W.O. pelo placar de 3x0.

De acordo com o regulamento, todos os clubes se enfrentam na primeira fase, em turno único, e os oito melhores se classificam para as quartas de final, disputadas nos dias 22 e 29 de setembro. As semifinais estão previstas para os dias 06 e 10 de outubro e os jogos da grande final devem acontecer nos dias 20 e 27 de outubro.

As categorias Sub 15 e Sub 17 do Athletic enfrentaram, até o fechamento desta edição, 13 adversários do Mineiro 1ª Divisão. No SUB-17, foram 6 vitórias, 3 empates e 4 derrotas. Com 21 pontos, o Athletic estava em quinto lugar, atrás de Atlético, América, Cruzeiro e Dínamo. Já no SUB-15, a equipe são-joanense conquistou 8 vitórias, 3 empates e 2 derrotas. Ao todo, somou 27 pontos, sendo campeã do interior na primeira fase, ficando atrás apenas de Cruzeiro, América e Atlético.

 

Preparação

De acordo com o gerente de futebol do Athletic, Fábio Mineiro, a preparação para o campeonato começou ainda em fevereiro deste ano. “Hoje o sucesso dessas categorias, com boas campanhas, é pelo trabalho que estamos desenvolvendo com a base.” Esse investimento está ligado à volta do Athletic para a disputa do campeonato profissional, como explica Fábio: “A gente espera ser o nosso futuro para o profissional, ou seja, tirar da categoria de base o time para a disputa do Módulo II do Mineiro. Temos a expectativa de usarmos de 4 a 5 atletas para o profissional em dezembro.”

As equipes do Athletic que estão disputando a competição são compostas por atletas de diversas cidades da região e até de outros estados. “Nós temos atletas de vários lugares. De Ritápolis, Madre de Deus, Dores de Campos, Ipatinga, Varginha. E atletas de São Paulo, Mato Grosso do Sul, Paraná. E, claro, atletas de São João del-Rei.” O Sub-17 conta com um resende-costense: o Jonathan, filho do Paulo do Expedicionários.

A rotina dos garotos envolve estudo e preparação diária. Pela manhã, os garotos vão às aulas e à tarde participam dos treinos. O clube oferece alimentação e moradia para todos eles. Alguns do SUB-17 já possuem contrato profissional e recebem salário. Mas, de acordo com Fábio, a intenção do clube é conseguir fornecer uma ajuda de custo aos jovens. “Estamos correndo atrás para conseguir contribuir financeiramente com mais garotos. Mas o mais importante é a oportunidade que eles têm com uma estrutura oferecida de time grande”, ressalta o dirigente.

 

Frutos do Athletic

Alguns garotos que jogaram no Athletic assinaram contrato com grandes clubes brasileiros. Recentemente, o lateral Marquinhos, natural de Oliveira (MG), fechou contrato por quatro anos com o Vasco. “Ele teve uma boa campanha no Mineiro e no torneio de Muriaé, no qual fomos semifinalistas e perdemos nos pênaltis para o Vasco. O interesse surgiu daí e fechamos um contrato com eles. Temos direitos econômicos sobre ele agora e daqui para frente. Portanto, a qualquer negócio envolvendo o garoto temos direito. Não só o Marquinhos, mas o Cássio, que está no Cruzeiro; o Renan, que está no Coimbra, time que é um dos maiores investidores no futebol brasileiro.”

 

Planos

De acordo com Fábio, no próximo ano o Athletic pretende disputar também o SUB-12 do estadual. Além disso, 2020 promete grandes jogos do Esquadrão de Aço. A intenção do clube é ir além dos gramados mineiros. “Fechamos uma pareceria com a Espanha, vamos começar a disputar torneios lá em Barcelona. E nossa filosofia de trabalho será voltada para o futebol da Espanha. Isso porque, quando tiver interesse de times, eles já vão saber como é o trabalho profissional de lá”, planeja o diretor.

 

Estadual Sub-14

O Athletic Club está entre os seis clubes que disputam o Campeonato Mineiro Sub-14. Além do Esquadrão de Aço, estão América, Atlético, Cruzeiro, esses de Belo Horizonte; Minas Boca, de Sete Lagoas; e Guarani, de Divinópolis. Pelo formato da competição, as equipes jogam entre si em turno único e as quatro melhores se classificam para a semifinal: com o quarto colocado versus o primeiro colocado e o segundo disputando contra o terceiro.

No primeiro jogo, o Athletic, jogando fora de casa, perdeu por 4x1 para o América. Mesmo resultado do jogo, em casa, contra o Atlético Mineiro. Já pela terceira rodada, venceu fora de casa o Guarani por 1x0. A quinta e última rodada da primeira fase será no dia 21 de setembro, com Athletic enfrentando o Minas Boca, às 9h, na Arena do Jacaré, em Sete Lagoas.  Os jogos da final estão previstos para os dias 19 e 26 de outubro.

 

*Até o fechamento desta edição, o Athletic SUB-14 estava em quarto lugar na tabela, com 3 pontos. O jogo entre Atlhetic e Cruzeiro foi realizado no dia 13 de setembro. SUB-15 e SUB-17 ainda enfrentariam o América pelo último jogo da primeira fase. Confira os resultados em nosso site: ww.jornaldaslajes.com.br. 

Deixe um comentário

Faça o login e deixe seu comentário