A historiadora e escritora Larissa Ibúmi Moreira lançará livro em Resende Costa

Vozes Transcendentes é uma compilação de 14 crônicas em primeira pessoa de artistas que representam o novo gênero na música brasileira


Cultura

André Eustáquio0

foto

No próximo sábado (25), a historiadora e escritora Larissa Ibúmi Moreira lançará em Resende Costa, sua cidade natal, o livro Vozes Transcendentes – Os novos gêneros na música brasileira. O lançamento acontecerá às 17h, na Biblioteca Municipal. O evento é uma realização da amiRCo (Associação de Amigos da Cultura de Resende Costa) e da Secretaria Municipal de Turismo, Artesanato e Cultura.

O evento contará com a participação do professor da UFSJ, Alberto Tibaji, do advogado e autor de pesquisa sobre justiça e reconhecimento dos direitos LGBT, Matheus Junqueira, e do professor do departamento de música da UFOP e presidente da amiRCo, Edésio de Lara Melo, que fará a medição da roda de conversa. Os participantes realizarão um bate papo sobre os novos gêneros na música brasileira e a valorização cultural do sujeito LGBTQI, tema abordado por Larissa Ibúmi em seu livro. Durante o lançamento, a autora irá autografar o livro. Haverá também apresentações musicais e performáticas.

 O livro

 Vozes Transcendentes – Os novos gêneros na música brasileira, publicado pela hoo editora, é uma compilação de 14 crônicas em primeira pessoa de artistas que representam o gênero LGBTQI. Larissa Ibúmi realizou diversas entrevistas, seguindo a metodologia da História Oral e o resultado desse trabalho fantástico está em 158 páginas. A autora dá voz a Raquel Virgínia e Assucena, do grupo As Bahias e a Cozinha Mineira, Rico Dalasam, Liniker, São Yantó, Linn da Quebrada, Tiely, Luana Hansen, Jup do Bairro, Tássia Reis, Erick Barbi, Luedji Luna, Paula Cavalciuk e Johnny Hooker.

 Além das questões de gênero, esses personagens têm outro fator em comum: a diversidade musical e social. Alguns já alcançaram maior visibilidade na mídia, outros ainda estão na luta para gravar o primeiro disco e todos compartilham trajetórias de luta para existir da forma que são, antes e depois da carreira musical. “Histórias de transições, aceitação e superação são narradas em primeira pessoa pelos artistas e amarradas de forma tocante pela talentosa escritora”, elogiou a jornalista cultural Luciana Rabassallo.

 Em Vozes Transcendentes, o leitor entrará em contato com as experiências políticas de vida e de arte desses artistas e conhecer as nuances da fama, as dificuldades, preconceitos e barreiras que eles enfrentaram para conseguir chegar ao mercado massivo da música brasileira.

 A autora

 A escritora Larissa Ibúmi Moreira nasceu em Resende Costa (MG) em 1992. É historiadora graduada pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (USP). Pesquisadora e feminista negra-interseccional, Larissa realiza atualmente pesquisas na área de História da África e dos afrodescendentes no Brasil, além de temas como feminismo negro e identidades de gênero na música brasileira. A autora realizou entrevistas e escreveu resenhas para o jornal CartaCapital e o site Blogueiras Negras.

 Evento

Lançamento do livro “Vozes Transcendentes – Os novos gêneros na música brasileira”, da historiadora e escritora resende-costense Larissa Ibúmi Moreira

Data: 25 de agosto de 2018

Horário: 17h

Local: Biblioteca Municipal de Resende Costa, praça Nossa Senhora de Fátima (Mirante das Lajes de Cima), centro

Realização: amiRCo e Secretaria Municipal de Turismo, Artesanato e Cultura.

 

 

 

 

Deixe um comentário

Faça o login e deixe seu comentário