Ações do Sicoob Credivertentes impactam mais de 60 mil vidas


Informe Publicitário Sicoob Credivertentes

0

Todos os anos, durante a tradicional Festa do Café com Biscoito, São Tiago fica pequena. Isso porque a cidade de 10 mil habitantes chega a receber 60 mil turistas de todo o país - e essa história tem tudo a ver com o Sicoob Credivertentes.

Para começar, a Cooperativa surgiu exatamente nesse município. Além disso, foi uma das idealizadoras do evento no final dos anos 1990; e segue como sua patrocinadora oficial até hoje. Citar o fenômeno de popularidade da Festa do Café com Biscoito, porém, tem outra motivação.

Você com certeza imaginou as ruas são-tiaguenses abarrotadas de visitantes felizes. É muita gente! Imagine, agora, o mesmo fluxo de crianças, adolescentes e adultos sendo abraçados por Programas de Investimento Social.

Pois foi exatamente isso o que aconteceu em 2023. De Janeiro a Dezembro, mais de 60 mil pessoas foram assistidas por propostas, mobilizações e parcerias do Sicoob Credivertentes. Tudo isso em setores que englobam, por exemplo, Educação, Empreendedorismo, Agronegócios, Meio Ambiente.

Não foi, porém, um desempenho isolado. Também no ano passado, a Cooperativa ultrapassou a marca de R$1 bilhão de Ativos – isto é, de recursos que mantêm a Sustentabilidade da instituição, fomentam o Crédito regional e impulsionam mudanças de vida.

 

Ações

“Conscientize, Coopere e Cresça”. Esse é o mote do Programa C3, iniciativa de fomento e Investimento Social do Sicoob Credivertentes. Nele, 16 ações e projetos foram contemplados com recursos de até R$10 mil em Barbacena, Belo Horizonte, Cipotânea, Coronel Xavier Chaves, Ibertioga, Piedade do Rio Grande, Prados, Resende Costa, São Tiago e São João del-Rei. Exatamente na Cidade Histórica, aliás, tem sede a Associação de Apoio à Pessoa Oncológica e ao Idoso (Aapoi), que transformou o investimento Cooperativista em equipamentos para a ala de Fisioterapia. O resultado? “A presença do Sicoob Credivertentes mudou tudo para nós. Antes, realizávamos 300 sessões por mês. Agora, ultrapassamos 720”, explica o presidente da iniciativa, Valdecir Braga.

“Por mais que a gente fale em números de atendimentos, eles representam pessoas. Pessoas que puderam ser atendidas por nós graças à Cooperativa”, acrescenta o fisioterapeuta Saulo Silva.

Além da Aapoi também foram contemplados hospitais; APAEs; associações culturais, esportivas e de produção; e entidades sociais. Na ponta do lápis, então, foram beneficiadas mais de 34 mil pessoas. Ao mesmo tempo o Sicoob Credivertentes colocou em prática o 7º Princípio Cooperativista, de “interesse pela Comunidade”, enquanto abraçou causas de Saúde, Cidadania, Inclusão, Arte, Socialização. “A Cooperativa mantém muitas iniciativas próprias ou via parcerias com outras instituições. Mas quer fazer ainda mais, fortalecendo mobilizações que promovem o bem comum todos os dias”, pontua o supervisor de Desenvolvimento Social Diego Santos.

O Edital Social 2024 já está aberto. Para inscrever um projeto ou ação, acesse bit.ly/3V5aNMx e role a tela do seu dispositivo até o tópico Programa C3.

 

Muito mais

Falta espaço e sobram realizações do Sicoob Credivertentes, incluindo a doação de cestas básicas para 1.250 famílias em 25 Comunidades; o cercamento de mais 7 mil metros de Nascentes; o patrocínio de mais de 130 eventos e atividades regionais; o ensino e a profissionalização tanto de Empreendedores rurais quanto urbanos.

Para conhecer melhor cada uma dessas realizações, leia nosso Relatório de Impacto 2023, disponível em bit.ly/436pHUB.

Deixe um comentário

Faça o login e deixe seu comentário