CARNAVAL 2025: Aos 50 anos, o bloco Lesma Lerda e(in)voluiu do protesto para a irreverência.


Cidades

Da redação0

fotoBloco Lesma Lerda arrasta multidão em São João del-Rei.

O cinquentenário bloco Lesma Lerda apresentou-se nesta quarta-feira (26) nas ruas de São João del-Rei. O bloco foi fundado por Tutti Fonseca (apelido de Waldonier Fonseca) e Peninha (Antônio Celso Peçanha Valério), em 1975, no auge da ditadura militar. A principal intenção de seus criadores foi a de criticar a situação político-social do país. Assim, o nome do bloco nos remetia (e ainda nos remete) à situação do país que parecia -e ainda parece – uma Lesma Lerda. 

O tradicional bloco Lesma Lerda, considerado um dos melhores da cidade, arrasta milhares de foliões pelas ruas históricas da cidade. Um dos destaques é a criatividade dos trajes dos foliões. Do protesto contra os desmandos, a corrupção e as falcatruas políticas, o bloco transitou para a irreverência e a alegria contagiante que embala os foliões tanto locais quanto turistas.

Segue nota publicada no jornal Estado de Minas, coluna de Mário Fontana (caderno Cultura, pág. 3, edição de 3 de fevereiro de 2016): “Mantendo o galardão de ser o bloco mais numeroso e um dos mais antigos de São João del-Rei, o Lesma Lerda prepara-se para brilhar no tríduo momesco da terra de Tancredo Neves. Nos seus desfiles, o bloco costuma atrair um contingente de 20 mil foliões. Nasceu sob inspiração política em 1974, em pleno regime militar. E continua a criticar os costumes.”

Clique aqui para ver mais fotos. 

Colaboração: Radialista Fábio da Silva e José Antônio de Ávila, da Academia de Letras de São João del-Rei.  

 

Deixe um comentário

Faça o login e deixe seu comentário