S. João del-Rei: Bate Paus é a campeã do Carnaval 2025; Vem Me Ver, em terceiro lugar

As três escolas de samba melhor classificadas voltarão à Avenida Tancredo Neves nesta terça-feira de Carnaval.


Cidades

José Venâncio de Resende0

Comissão de frente da campeã Bate Paus (foto: Emmanuel Pinheiro).

Com 4 décimos a menos (nota 179,6), a “Escola de Samba Vem Me Ver”, do bairro Tijuco, ficou em terceiro lugar no Carnaval 2025 de São João del-Rei. A escola apresentou na avenida o enredo “Do tear imortal a Capital Nacional”, contando a história do tapete desde a Pérsia a Resende Costa.

A campeã foi a Escola de Samba Bate Paus, do Senhor dos Montes, com nota 180, seguida da Unidos de São Geraldo, também do Sr. dos Montes, com 179,9. A Bate Paus alcançou 10,0 nos nove quesitos: enredo, bateria, fantasia, comissão de frente, alegorias e adereços, mestre-sala e porta-bandeira, evolução, harmonia e samba-enredo. A Vem me Ver perdeu 0,1 no quesito bateria, 0,2 em harmonia e 0,1 em samba-enredo.

Durante o desfile da Bate Paus, na noite de domingo, aconteceu uma feliz coincidência. Enquanto a escola se apresentava na avenida, inclusive com uma ala sobre o fim da ditadura militar, era anunciado que o filme brasileiro “Ainda estou Aqui”, sobre o auge da ditadura, ganhava troféu de melhor filme internacional do Oscar 2025. No início da década de 1970, no Rio de Janeiro, Rubens Paiva é levado por militares e desaparece, deixando a mulher Eunice e seus cinco filhos.

Apesar de não ser campeã, a Vem Me Ver fez bonito na avenida com um desfile emocionante e um enredo rico em informações históricas e culturais. Saltaram à vista o enredo, a beleza plástica da comissão de frente, o “luxo” das fantasias, a suntuosidade dos palácios, a evolução, a coreografia, a exibição dos mestres-salas e porta-bandeiras e dos passistas, as alegorias e adereços e muita garra dos componentes da escola. 

Clique aqui para ver o desfile da campeã Bate Paus.

Clique aqui para ver o desfile da Vem Me Ver

 

Deixe um comentário

Faça o login e deixe seu comentário