Administração e engenharia de transportes são cursos em alta


Emanuelle Ribeiro


fotoMurton Júnior

Em busca de ajudar você, leitor, a se decidir por uma profissão, o JL iniciou em 2016 uma série que traz informações sobre as profissões mais procuradas e bem pagas do mercado. O curso de administração, por exemplo, é um dos mais escolhidos pelos estudantes brasileiros. O resende-costense Murton de Carvalho Moreira Júnior, 24 anos, optou por cursar administração no Iptan (Instituto de Ensino Superior Presidente Tancredo de Almeida Neves), em São João del-Rei. Formado em 2016, Murton Jr. já vivenciou algumas experiências na área: é administrador de postos de combustíveis, incluindo o Posto São José em Resende Costa, e de uma transportadora em quatro cidades diferentes.

O que o levou a escolher a administração como profissão? Escolhi a Administração pelo fato de trabalhar com comércio. Com o tempo, comecei a perceber que deveria procurar mais conhecimento para desenvolver cada vez mais os negócios e me tornar um melhor gestor.  Percebi no curso de Administração a oportunidade de poder alinhar a prática que eu estava vivenciando à teoria.

Fale sobre o curso e a formação de um administrador. O Curso de Administração é de certa forma generalista, aprendemos um pouco de tudo, tanto na área de exatas quanto na área de humanas. Todo estudo gira em torno de quatro grandes áreas da administração, que são: Recursos Humanos, Produção, Finanças e Marketing. 

Quais foram os principais desafios que você encontrou durante o curso? Um grande desafio foi entender a forma generalista com a qual o curso se apresenta. O administrador deve no mínimo saber de tudo um pouco, de forma que o profissional esteja preparado para realizar as mais diversas funções nos mais diversos tipos de empresas. É preciso saber seu objetivo no curso e ter foco.

Como é a profissão? O que faz um administrador? Em quais setores ele pode atuar? O administrador é o profissional que organiza, planeja e orienta qualquer tipo de recurso de uma organização, seja ele financeiro, físico, tecnológico ou humano, buscando sempre a maximização do lucro e minimização dos custos, proporcionando soluções para todo tipo de problema administrativo. O profissional pode atuar em diversas áreas, como por exemplo, na gestão estratégica das empresas, auxiliando finanças, gerindo os recursos humanos e também na produção e operação.

Descreva como foi o início do seu trabalho como administrador (desafios, cobranças, primeiro emprego...). No início, ainda durante o curso, fui implantando e colocando em prática um pouco do que aprendi com a teoria, o que por si só já é um desafio, pois não é fácil implantar métodos de trabalho diferentes em uma estrutura que já estava formada. E é assim até hoje, um desafio atrás do outro, sempre em uma constante busca por desenvolvimento e melhores resultados. Na verdade, é isso que me faz gostar cada vez mais da administração, todos os dias aparecem novos desafios, não existe muita rotina na minha profissão.

O que você diria a alguém que pretende cursar Administração? Atualmente, o mercado de trabalho é favorável ao administrador? É um curso bem amplo, existe um enorme mercado para administração, mas a pessoa deve entrar na universidade com foco, não tentar abraçar tudo. Focar no que é mais importante alinhado com seu propósito de vida. Acredito que com a atual crise o que mais se busca no mercado são profissionais que fazem muito com pouco. O bom administrador aprende a fazer exatamente isso na gestão das organizações. 

Quais são os maiores desafios e responsabilidades do administrador? O maior desafio é ganhar a confiança das pessoas. Quando se entra no mercado de trabalho, seja proprietário ou empregado, o administrador deve vender suas ideias, fazer com que os indivíduos acreditem em você e na sua capacidade, só após isso o administrador começa a colher resultados positivos.

A administração é um dos cursos mais procurados pelos jovens que iniciarão a faculdade. Por que isso acontece, em sua opinião? Acredito que por ser um curso muito amplo, ele permite um vasto campo de trabalho. O administrador pode trabalhar em qualquer empresa e toda empresa está sedenta por gente boa e resultados.

 

Engenharia de Transportes

Outro curso superior citado pelo JL na primeira reportagem da série é a engenharia de transportes, tida como uma das profissões mais bem sucedidas em termos financeiros. Por ser um curso relativamente novo e ofertado em poucas universidades brasileiras, o JL não conseguiu contato com nenhum profissional da área, mas apurou algumas informações para conhecermos mais sobre a profissão.

A engenharia de transportes é responsável pela criação e manutenção de sistemas de transportes essenciais para mobilidade. O objetivo do curso é formar profissionais com habilidades técnicas que possam contribuir para a infraestrutura viária adequada ao país, garantir a operação efetiva e segurança dos transportes de pessoas e bens. As disciplinas são voltadas para a construção de pontes, estradas, portos, terminais, ferrovias, aeroportos, além do funcionamento da malha aérea, expansão de rodovias e outros conteúdos pertinentes.

O engenheiro de transportes pode atuar tanto na área logística quanto na área de infraestrutura. São diversas as áreas de atuação do profissional: trabalhar nos vários tipos de transporte (rodoviário, ferroviário, aéreo e aquaviário), planejar, projetar, construir, operar, manter e gerenciar infraestruturas viárias e terminais rodoviários e ferroviários, elaborar projetos de engenharia de tráfego, atuar na viabilização da mobilidade urbana, desenvolver pesquisas e tecnologias de transportes, participar de projetos de transportes, avaliar os impactos socioambientais das atividades de transportes, realizar laudos técnicos dos sistemas de transportes, participar em pesquisas de solos, pavimentação e tecnologia de materiais, produção de materiais betuminosos, asfálticos e concreto, levantamento e desenho topográfico, consultoria técnica em diferentes modais de transporte e várias outras atribuições, de acordo com a grade curricular das universidades.

Gostou da profissão? Em Minas Gerais, uma das instituições que oferece o curso de engenharia de transportes é o CEFET-MG (Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais).

Deixe um comentário

Faça o login e deixe seu comentário