Asseturc solicita plano municipal de retorno às atividades comerciais


Cidades

Da redação0

fotoMembros da diretoria da Asseturc se reuniram com o prefeito Aurélio Suenes (Foto Asseturc-divulgação)

Em reunião no último dia 19 de maio, representantes da Asseturc (Associação Empresarial e Turística de Resende Costa) apresentaram ao prefeito municipal, Aurélio Suenes de Resende (PSD), as demandas da classe empresarial de Resende Costa referentes à retomada das atividades comerciais na cidade após o pico da pandemia (em Minas Gerais o pico da pandemia está previsto para o dia 19 de julho).

De acordo com Luciene Cardoso, presidente da Asseturc, “a classe empresarial defende que seja apresentado um plano de retorno gradativo e seguro do comércio local e turístico da cidade. Sabemos que tudo precisa ser feito com critério e com cuidado com a saúde pública. Mas acreditamos que já é o momento de ter um plano de retorno gradual do comércio, com todas as medidas de prevenção necessárias”, declarou a presidente.

Segundo o prefeito municipal, Resende Costa está inserida em consórcios e parcerias regionais de saúde e não tem condições de enfrentar sozinha a Covid-19, por isso está se posicionando em conjunto com 51 municípios da macrorregião de Barbacena, à qual pertence o município: “Nossa região aderiu ao programa ‘Minas Consciente’ para a retomada gradativa das atividades econômicas. Isso tem que ser feito regionalmente porque Resende Costa precisa da cooperação de outros municípios para agir com eficácia diante da pandemia. Seria irresponsável tomar uma medida isolada sem considerar o contexto regional e os protocolos do Estado”, afirmou o prefeito.

 

Avanço

Enquanto a prefeitura articula medidas de reabertura gradual do comércio, seguindo as diretrizes do programa “Minas Consciente” e em sintonia com os municípios da macrorregião, a Asseturc avança com ações de apoio ao comércio local e turístico de Resende Costa.

Segundo a Asseturc, projetos considerados fundamentais para a retomada do turismo, como a criação do Selo de Procedência do Artesanato Local (processo em andamento no INPI) e a construção do Centro de Apoio ao Turista (CAT), interrompida temporariamente em razão da pandemia, mas que deve ser retomada em breve, estão sendo levados adiante. Também está sendo disponibilizada assessoria contábil às empresas associadas, tendo em vista a adequação das mesmas ao cenário de crise.

Deixe um comentário

Faça o login e deixe seu comentário