Athletic Club garante permanência na elite do Campeonato Mineiro 2021


Esporte

Vanuza Resende0

Athletic Club fez bonito e permanece na Série A do Campeonato Mineiro (Fernanda Trindade - Athletic Club)

O Campeonato Mineiro 2021 já chegou ao fim para os times do interior. O Athletic Club, de São João del-Rei, representou a região na disputa do torneio estadual. De volta à elite do torneio, após 50 anos, o clube ganhou todos os holofotes com a vinda de Loco Abreu, que disputou apenas quatro jogos e saiu sem marcar gol. O uruguaio se despediu do Athletic na paralisação do campeonato devido à pandemia. A justificativa foi o fechamento das fronteiras entre Uruguai e Brasil.

O Athletic terminou a primeira fase do Mineiro em oitavo lugar, com 13 pontos e 39,4% de aproveitamento. Foram seis derrotas, um empate e quatro vitórias. A equipe começou muito bem o campeonato com 100% de aproveitamento contra as equipes do interior. Estreou com vitória sobre o Patrocinense, por 2x0. Perdeu para o América por 1x0, venceu o Boa Esporte por 1x0, perdeu do Cruzeiro por 1x0 e venceu o Pouso Alegre por 2x1. No final da quinta rodada e com 100% de aproveitamento no “campeonato do interior”, o clube estava entre os quatro primeiros colocados e se classificaria para a semifinal do Mineiro se o campeonato terminasse ali.

Devido ao momento crítico da pandemia da Covid-19, a competição foi paralisada após a quinta rodada, no dia 21 de março, e retornou no dia 01 de abril. Na volta, o Athletic não conseguiu manter o bom desempenho e perdeu por 1x0 para o Coimbra. Foi derrotado para a Tombense por 2x1. Jogando em casa e defendendo a invencibilidade de mais de dois anos, acabou perdendo da URT por 1x0. Com as três derrotas seguidas, o sonho do G-4 – visto como impossível – e a permanência na elite ameaçada, a diretoria demitiu o técnico Cícero Júnior, o Cicinho. O comandante tem uma forte ligação com o clube alvinegro, participando das campanhas de 2018, 2019 e 2020. Agindo rapidamente fora das quatro linhas, o Athletic anunciou o técnico Gustavo Brancão, que também já havia passado pelo comando da equipe em parte do campeonato de 2020.

Brancão chegou com a missão de manter o Athletic Club na disputa da série A do Campeonato Mineiro 2022. E conseguiu. Venceu de virada, em um jogo histórico, o Uberlândia, fora de casa. O responsável pelos dois gols foi o Wallace Lalado, que ganhou sua primeira chance com o novo técnico. Lalado, inclusive, é conhecido dos resende-costenses por já ter disputado algumas edições do Torneio de Inverno de Futsal da cidade, defendendo o Casa Nova.

 

Troféu Inconfidência

Com a permanência garantida na primeira divisão do Campeonato Mineiro 2022, o objetivo do Athletic era lutar por uma vaga na Série D do Brasileirão e conseguir, ainda, a classificação para o Troféu Inconfidência. A vaga na série D não veio, após o clube empatar em 0x0 com a Caldense e perder de 1x0 para o Atlético. Mas a classificação para o Troféu Inconfidência foi conquistada. Porém, a equipe são-joanense acabou sendo eliminada nos pênaltis, na semifinal realizada em Patos de Minas. O Athletic saiu atrás no placar, mas conseguiu o empate. Com 1x1 no tempo normal, a decisão foi para os pênaltis, e a equipe da casa foi para a final vencendo por 3x2 na marca da cal.

A final foi disputada entre Caldense e Pouso Alegre, com o Pousão se sagrando campeão. O Troféu Inconfidência foi criado em 2020, com o intuito de dar a oportunidade para os clubes do interior terem mais jogos na temporada e disputarem uma taça. Caso o estado de Minas Gerais tenha direito a uma 5ª vaga na Copa do Brasil 2022, ela será destinada ao Campeão do Troféu Inconfidência 2021. A 5° vaga virá se América ou Atlético conseguirem uma vaga na Copa Libertadores do próximo ano e, consequentemente, um lugar direto nas oitavas de final da Copa do Brasil. Com isso, Minas Gerais ganhará mais uma vaga. Ou ainda, se algum time mineiro for campeão do torneio em 2021. Se acontecerem ambas as situações, Minas Gerais ganha mais duas vagas. A Copa do Brasil é um torneio cobiçado pela grana que distribui. Times do grupo 3, do qual o Athletic faz parte, ganham R$ 560 mil somente pela participação.

URT, Pouso Alegre e Caldense, além de disputarem o Troféu Inconfidência, garantiram vagas para a Série D do Brasileiro. Caso algum desses clubes desista de participar da competição, o Athletic fica com a vaga. Uberlândia e Patrocinense terminaram com 12 e 10 pontos, respectivamente, na 9° e 10° posição, e encerraram a temporada do estadual. Já Boa Esporte, com 8 e Coimbra com 6 pontos, caíram para o Módulo II do campeonato estadual.

Ainda será disputada a Recopa do Interior: Tombense, campeão do Interior, e Pouso Alegre, campeão do Troféu Inconfidência, disputarão o título de Campeão da Recopa do Interior.

Deixe um comentário

Faça o login e deixe seu comentário