As trilhas, montanhas e ruas já são velhas conhecidas do atleta resende-costense Luiz Nei Resende. Mas desta vez, o maratonista quis se desafiar ainda mais, correndo no gelo. Luiz participou da 5° edição do “Mountain Do – Fim do Mundo”, no Ushuaia, na Patagônia Argentina, no domingo, 25 de agosto.
Luiz conta que decidiu correr após conversar com um amigo maratonista. “Há algum tempo, eu optei pelas corridas de montanha e trilhas, são esses percursos que me movem de verdade. Nós, corredores de montanha, estamos sempre querendo desafios e surgiu essa corrida 100% no gelo. Meu amigo, Wanderson Nascimento, da cidade de Barroso, me convidou para ir. Ele já havia participado no ano anterior, então me animei e fui para essa corrida.”
Luiz revela como foi sua preparação para a disputa da prova, uma vez que é morador de uma cidade na qual, no inverno, os termômetros podem chegar aos 15°, o que, para muitos, já é considerado um clima gelado. “Nas corridas em meio a montanhas, eu sempre faço treinos específicos para isso. Mas sabendo do frio que iria enfrentar, treinei nos dias mais frios possíveis, mas nada que se compara. Fiz alguns treinos nas madrugadas frias e, correndo de blusas, deu para fazer uma preparação legal.” E o frio inteso foi apontado por Luiz Nei como o maior desafio: “A principal dificuldade foi o frio intenso, especialmente no dia da corrida. Quando largamos, ainda escuro, o frio estava intenso. Tivemos que correr com muita roupa, com luvas, a respiração ficou muito ofegante e também em alguns trechos a neve afunda até o joelho, um trecho bastante perigoso”, diz o atleta.
A prova contou com três percursos: 10km, 20km e 42 km. Luiz Nei conseguiu o lugar mais alto no pódio dos 20km. “Eu me inscrevi para o percurso de 20 km, com desnível positivo de 700 metros. Vários morros, fiz uma corrida conservadora e administrando os adversários, sobretudo o argentino que vinha na cola. No final, consegui ser o campeão da corrida com apenas 5 segundos à frente do argentino”, comemora o maratonista resende-costense.
Luiz Nei diz que pretende participar de outras provas internacionais, mas, de preferência, em outros países que promovem competições na modalidade corrida de montanhas. E a preparação do atleta para a disputa de provas continua. “A rotina de treinos permanece, treinando em média 50 a 70 km por semana. Minha próxima corrida será em Bocaina de Minas, dia 05 de outubro. Serão 18km de muita montanha”, conclui Luiz Nei.