Atleta resende-costense recebe faixa preta de Jiu-jitsu


Esporte

Vanuza Resende0

fotoAbdias (dir.) recebeu a faixa Preta de Jiu-jitsu (foto arquivo pessoal)

2019 terminou com uma grata surpresa para o atleta Abdias dos Santos Miranda, 35 anos. Em um seminário realizado na cidade de Lavras, no dia 18 de dezembro, o resende-costense recebeu a faixa preta de Jiu-jitsu. Abdias diz que o recebimento da faixa foi uma surpresa, pois não imaginava recebê-la naquele momento. “A faixa veio como uma surpresa, pois não sabia que iria receber, sabia que um dia viria esse momento, mas não quando, mas foi durante um seminário de Jiu-jitsu com o Campeão Mundial Cláudio Calasans. Recebi a faixa das mãos do próprio Calasans, que já tinha conversado com meu Mestre Bauer sobre a graduação. Uma honra imensurável, até agora ainda não caiu a ficha”, comemora o atleta.

Abdias ressaltou ainda quão especiais foram todas as graduações, mas destacou a importância da nova conquista. “O que muda daqui para frente é a responsabilidade que só aumenta. A faixa preta tem um peso por si só. Parece que foi ontem que eu ainda usava minha faixa branca. Essa graduação só aumenta a minha vontade de aprender mais e melhorar em todos os sentidos”. Com humildade, o atleta frisa: “A faixa preta não nos torna melhores do que ninguém.”  

As graduações no Jiu-jitsu são adotadas de acordo com critérios de cada equipe, mas tendo como princípio-padrão a classificação da Confederação Brasileira de Jiu-jitsu. Os critérios estão relacionados com a presença do aluno, tempo de treino e alguns exames de avaliação.

Agora faixa preta em Jiu-jitsu, o resende-costense segue com os treinos e faz planos. “Meus próximos passos como atleta é dar continuidade ao trabalho que estamos desenvolvendo em Resende Costa; adoro dar aulas e ensinar um pouco do que sei. Que em 2020 eu traga muitas conquistas para a nossa equipe. Amo ver meus alunos treinando, competindo e buscando uma qualidade de vida melhor. Pretendo também buscar mais apoio para divulgar nosso esporte e, quem sabe, fazer um grande campeonato em Resende Costa”, planeja.

 

Trajetória

Abdias iniciou-se no Jiu-jitsu entre 2004 e 2005 com o Mestre Alvinho Viana, da equipe Bauer, na antiga academia do Rodrigo, em Resende Costa. “Lembro-me de que enquanto jovem queria fazer musculação, mas ao ver o treino de Jiu-jitsu fiquei interessado e me matriculei. Em 2006, fui para São Paulo, onde continuei meus treinos, competindo e, consequentemente, me graduando. Recebi a faixa marrom no final de 2014, quando retornei a Resende Costa, novamente pela equipe em que comecei. Em 2015, surgiu a oportunidade de começar a dar aulas na academia Ação Física e, no final de 2019, tive a honra de receber a faixa preta de Jiu-Jitsu”, comenta.

Abdias agradece a todos os envolvidos nessa importante conquista em sua carreira. “Eu só tenho a agradecer ao Mestre Ronald Bauer e ao Mestre Cláudio Calasans. A todos com quem tive a oportunidade de aprender, meus alunos, companheiros de treino, que estão comigo no dia a dia. Aos amigos e lugares que o Jiu-jitsu me proporcionou conhecer. Um obrigado especial à minha família, a peça fundamental nesse processo”, conclui o atleta. 

Deixe um comentário

Faça o login e deixe seu comentário